Brave bloqueia o Windows Recall por padrão

Brave bloqueia o Windows Recall por padrão em PCs com Windows 11

O navegador Brave anunciou que a partir da versão 1.81, prevista para agosto de 2025, irá bloquear por padrão o recurso Windows Recall em sistemas Windows 11 com suporte ao Copilot+. O recurso da Microsoft, alvo de críticas por questões de segurança, será automaticamente desativado no contexto do Brave, embora o usuário ainda possa habilitá-lo manualmente se desejar.

O que é o Windows Recall?

O Recall é uma funcionalidade anunciada pela Microsoft que registra capturas de tela periódicas da atividade do usuário no PC. Ele utiliza inteligência artificial local para tornar todo o conteúdo pesquisável, como se o computador tivesse “memória fotográfica”. Apesar da promessa de criptografia e controle por parte do usuário, o Recall foi amplamente criticado por expor dados confidenciais, inclusive quando a máquina é comprometida por malware sem privilégios administrativos.

A solução do Brave

Para lidar com essa ameaça à privacidade, o Brave decidiu agir diretamente:

  • Todas as abas do navegador serão marcadas como privadas, utilizando a API oficial da Microsoft (SetInputScope) com o parâmetro IS_PRIVATE.

  • Essa sinalização impede que o Windows Recall capture o conteúdo exibido no navegador.

  • A abordagem do Brave é mais equilibrada do que a adotada por outros apps como o Signal, que simplesmente bloqueiam screenshots completamente.

Personalização do usuário

O bloqueio do Recall no Brave poderá ser desativado manualmente. O caminho para isso será:

brave://settings/privacy → “Block Microsoft Recall”

A empresa afirma que, embora confie nos avanços de segurança da Microsoft, o bloqueio por padrão é uma medida preventiva para proteger a navegação dos usuários — especialmente em sites que lidam com informações sensíveis como bancos, saúde ou redes sociais.

Comparação com outras abordagens

Outros aplicativos também já tomaram medidas contra o Recall:

  • Signal usa proteção via DRM que impede screenshots de qualquer tipo.

  • AdGuard, um popular software de bloqueio de anúncios e rastreadores, agora também oferece uma opção para desabilitar o Recall.

  • O Brave, no entanto, é o primeiro navegador mainstream a implementar um bloqueio inteligente por padrão, que equilibra privacidade, funcionalidade e acessibilidade.

A decisão do Brave representa mais um capítulo na crescente tensão entre recursos de conveniência baseados em IA e a proteção da privacidade do usuário. Em um momento em que a confiança nos sistemas operacionais é constantemente desafiada, a postura proativa do Brave pode influenciar outras plataformas a adotar medidas semelhantes.


:link: Fontes consultadas

2 curtidas

A microsoft e suas invenções. :stuck_out_tongue:

1 curtida