Botão esquerdo do mouse para de responder

Olá a todos e ao grande Dionatan.

Resolvi postar aqui o meu problema, pois já estou ficando bem chateado com o Ubuntu Studio 20.04 (antes, Mint 19.04), pois tenho que apertar Ctrl+Alt+F1 seguido de Ctrl+Alt+F7 o dia todo, muitas e muitas vezes, porque o mouse para de funcionar e o cursor sai do lugar, clica sozinho etc. Essa situação está me trazendo grande transtorno, pois preciso fazer inúmeras atividades no notebook nesse período.

Hardware: LG A-410, 3GB RAM DDR3, SSD 120GB, Intel i3-390M, 2 núcleos, 4 threads, Cache 3MB, 2,66 GHz, GPU Intel integrada 667 MHz máx., soquetes BGA1288, PGA988, 64-bit (por conta da pouca memória RAM, criei uma partição de swap com 6GB, que evita o travamento com alguns programas e abas abertas).

Problemas: Botão esquerdo do mouse para de responder, o cursor muda de lugar enquanto estou escrevendo e seleciona a região sozinho quando movimento e às vezes clica sozinho. Aparentemente, o problema acontece quando há pico de uso do sistema, porém, ao iniciar a digitação neste fórum, precisei apertar as teclas mágicas Ctrl+Alt+F1 | Ctrl+Alt+F7, mas neste momento, já estou digitando há mais de 30 min. e está tudo estável até agora.

Possíveis soluções: Depois de ler tutoriais e assistir vídeos no YT, decidi instalar o Gnome-Tweaks e configurar o mouse (Teclado & Mouse | Emulação de clique de mouse | Área), mas não adiantou. Decidi então aumentar o Swap de 2GB para 6GB, com prioridade a 10% (ao atingir 90% de RAM), o que está evitando travamentos.

Verifiquei o sistema e descobri que ele aceita 16GB de RAM, em 2 slots de 8GB e pretendo fazer o seguinte upgrade em breve:
RAM: de 3GB -> para 16GB;
SSD: de 120GB -> para 1TB NVMe 3500 MB/s;
Processador: de Intel i3-390M 3MB 2.66GHz -> para i7-640M 4MB 2.80 GHz + 3,46 GHz Turbo ou i7-940XM Extreme Edition 8MB 3.33 GHz + 2.13 GHz Turbo;
Placa Gráfica: de Intel integrada -> para externa dedicada ligada na entrada PCi do Wi-Fi.

Mas até lá, gostaria de saber como resolver essa questão. Desde já agradeço!

1 curtida

já testou outro mouse?

2 curtidas

Vou testar e escrevo aqui. Mas o problema acontece mesmo sem o mouse (só com o touch pad).

1 curtida

é que parece problema de hardware…

2 curtidas

Pode ser, pois o problema começou depois que atualizei para Ubuntu Studio 20.04 e comecei a usar um mouse genius que estava com um problema no fio. Substituí o fio e passei a usá-lo, mas começaram os problemas. Acabei de espetar outro mouse agora e vou reiniciar pra verificar.

Já agradeço pela observação.

2 curtidas

Instale o pacote inxi, executando no terminal: sudo apt install inxi

Depois execute o comando: inxi -b

Com o resultado em tela, tire um screenshot e envie aqui, para vermos mais informações sobre o teu hardware.

1 curtida

Ola. Segue o print da tela. Percebo que o sistema tá comendo mais memória RAM do que o Mint que eu usava.

1 curtida

Tenho um notebook de 2010 que já arriou o touchpad. Ele fica andando aleatoriamente… A solução foi desativar o touchpad.

1 curtida

Olá. Curiosamente, quando está no meio do problema, mesmo quando eu tirava o mouse da porta USB, o touchpad continuava com o mesmo problema. Mas eu acabei de trocar de mouse, conforme sugeriu o fastos2016 e o problema aparentemente acabou. Vamos ver amanhã no horário comercial, quando a máquina precisa processar informações em tempo real, se vai ocorrer novamente.

Obrigado.

2 curtidas

fastos2016, parece que o problema foi resolvido. Vou testar amanhã e retorno. Lembro que mesmo quando estava com a distro no pendrive de instalação o problema já acontecia, mas, de fato, foi depois que comecei a usar um mouse “consertado”.

Obrigado pela observação.

2 curtidas

fastos2016,

Troquei de mouse e depois de 30 min de utilização do note, o problema voltou a acontecer e está acontecendo neste momento. Agora, além de apertar aquele conjunto de teclas mencionado acima, também preciso dar Crl+Z para corrigir o texto, porque o cursor vai pra outro lugar.

Parece que o Ubuntu Studio 20.10 LTS, lançado oficialmente ontem, na versão KDE é mais fluido do que o 20.04 XFCE que estou utilizando. Infelizmente, não poderei instalar o 20.10 agora porque só tenho 3GB de RAM e o sistema não me permite prosseguir.

Enquanto isso, agradeço se alguém puder compartilhar alguma solução, pois creio que não seja problema de hardware.

1 curtida

Sobre o Ubuntu Studio, existe uma solução alternativa: procure uma distro Ubuntu que não apresente os problemas que vc relata - testa o Lubuntu e o MATE, que são mais leves, ou mesmo o Xubuntu puro. Daí adiciona o repo do Studio e instala os programas que ele instala o kernel rt e os programas. Aí vc vê qual é o problema de fato, se é na máquina ou no kernel (sim, o kernel real-time - no US ele se chama low-latency - é diferente do “comum” e poderia, hipoteticamente, ser o causador desses problemas)

1 curtida

Obrigado, Rodrigo. Sim, achei interessante instalar um kernel de baixa latência, mas acho que a minha máquina não está preparada para responder à altura. Em todo caso, estou tentando instalar o Ubuntu Studio 20.10 LTS.

Para instalar já surgiu um problema para outro tópico, pois a máquina fica em tela preta após o GRUB.

Se não conseguir instalar o 20.10, vou tentar a sua sugestão antes do upgrade.

Muitíssimo obrigado.

1 curtida

Problema aparentemente resolvido!

Fiz uma instalação limpa do Ubuntu Studio 20.10 KDE Plasma, utilizando:

-A sugestão de partição GPT, com 512 MB de /boot;
-8 MB sem formatação para bios_grub;
-6GB de swap;
-30 GB para / e
-o resto ± 70 GB para /home.

E funcionou! Acredito que o erro estava em não ter seguido a sugestão do instalador Calamares para criação de partição GPT, porque eu queria aproveitar o /home anterior. Eu resisti inicialmente porque sabia que iria formatar o disco todo, mas no final resolveu e agora estou utilizando o meu mouse “consertado”, que está funcionando perfeitamente.

Um abraço a todos.

Quero agradecer ao fastos2016, ewertonurias, Deleterium e Rodrigo_Chile pelo apoio.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.