Olá a todos e ao grande Dionatan.
Resolvi postar aqui o meu problema, pois já estou ficando bem chateado com o Ubuntu Studio 20.04 (antes, Mint 19.04), pois tenho que apertar Ctrl+Alt+F1 seguido de Ctrl+Alt+F7 o dia todo, muitas e muitas vezes, porque o mouse para de funcionar e o cursor sai do lugar, clica sozinho etc. Essa situação está me trazendo grande transtorno, pois preciso fazer inúmeras atividades no notebook nesse período.
Hardware: LG A-410, 3GB RAM DDR3, SSD 120GB, Intel i3-390M, 2 núcleos, 4 threads, Cache 3MB, 2,66 GHz, GPU Intel integrada 667 MHz máx., soquetes BGA1288, PGA988, 64-bit (por conta da pouca memória RAM, criei uma partição de swap com 6GB, que evita o travamento com alguns programas e abas abertas).
Problemas: Botão esquerdo do mouse para de responder, o cursor muda de lugar enquanto estou escrevendo e seleciona a região sozinho quando movimento e às vezes clica sozinho. Aparentemente, o problema acontece quando há pico de uso do sistema, porém, ao iniciar a digitação neste fórum, precisei apertar as teclas mágicas Ctrl+Alt+F1 | Ctrl+Alt+F7, mas neste momento, já estou digitando há mais de 30 min. e está tudo estável até agora.
Possíveis soluções: Depois de ler tutoriais e assistir vídeos no YT, decidi instalar o Gnome-Tweaks e configurar o mouse (Teclado & Mouse | Emulação de clique de mouse | Área), mas não adiantou. Decidi então aumentar o Swap de 2GB para 6GB, com prioridade a 10% (ao atingir 90% de RAM), o que está evitando travamentos.
Verifiquei o sistema e descobri que ele aceita 16GB de RAM, em 2 slots de 8GB e pretendo fazer o seguinte upgrade em breve:
RAM: de 3GB -> para 16GB;
SSD: de 120GB -> para 1TB NVMe 3500 MB/s;
Processador: de Intel i3-390M 3MB 2.66GHz -> para i7-640M 4MB 2.80 GHz + 3,46 GHz Turbo ou i7-940XM Extreme Edition 8MB 3.33 GHz + 2.13 GHz Turbo;
Placa Gráfica: de Intel integrada -> para externa dedicada ligada na entrada PCi do Wi-Fi.
Mas até lá, gostaria de saber como resolver essa questão. Desde já agradeço!