Bora falar sobre o Fedora!

[Bem vindo a entrevista com a única raposinha do fórum!]

Q: O que te faz gostar tanto do Fedora?

A: Bom, é que eu sempre tentei instalar distros no pc de uma maneira fácil. Aí eu queria algo mais atualizado que o Ubuntu, mas sem a demora na instalação do Arch, e que não usasse grub como sistema de boot. Então vim para o Fedora, que usa systemd-boot, tem instalador fácil e rápido, e funciona com meu SSD nvme (pelo menos agora passou a funcionar com o kernel 5.10.17-x).

Q: Como a distro lida com NVIDIA? E jogos?

A: Bom, no caso eu tenho uma placa da nvidia, mas não estou jogando muito, então deixei o driver free mesmo, o nouveau. Mas se eu quiser rodar o driver proprietário, é só utilizar o repositório RPM Fusion que baixa fácil e roda muito bem. Inclusive, até o workaround que eu costumo fazer funciona com tranquilidade por aqui, então nada a reclamar. Sobre jogos, não é como se eu jogasse vários, mas tenho certeza que poderia rodá-los tranquilamente via Wine ou Proton na Steam, se não tiver nenhum tipo de anti-cheat.

Essa eu falo por conta própria: o Fedora traz o Gnome raiz, mas eu consigo colocar a pop-shell com a função de tiling pelo próprio repositório, e fica essa beleza aqui, me permitindo escrever em paz com duas janelas, uma para olhar o texto base e outra para formar a história.

(blurado pra evitar spoilar, mas posso oferecer links por pm :P)

3 curtidas

OI? Fedora usa systemD-Boot?

Apparently, no. Na verdade, nem sei x-x

Sinto cheiro de pendrive queimando…

Opa, Raposinha, parece que vc foi enganado! Fedora usa grub!! Eu faria 20 dias de penitência por esse grave pecado… huahauahauhauhau

Ah, bem. Da última vez que usei, estava estampado GNU GRUB na tela de boot. Fiquei em dúvida.

Logo depois que achaste um lar confortável, sinto-me culpado agora.

image

1 curtida

Eu nunca vou me encontrar na vida… sobs

Nem no Solus? :pensive:

O Solus me faz sentir que a gravidade aumentou em 10x.

P = m.g

Não sei bem por que tenho essa sensação. Acho que se mudar os temas um pouco, quem sabe ajuda. Ele funciona muito bem no meu pc.

ja me ocorreu isso do adobe flash e pra “facilitar” eu fiz uma gambiarra que foi baixar o node webkit e ai baixar um arquivo no site deles(do flash player) que era um .so se n me engano e ai configurei o webkit pra ler o arquivo, e botei a url do site q eu queria usar kkkkk… gambiarra que fiz pq tava vendo sobre o webkit ai na hr foi mais rapido aiai…

Alerta de SDA… acho que vamos ter de mover alguns posts, tio @thespation

2 curtidas

Nem é SDA, é tristeza mesmo.

Recorde da raposa: 15 minutos pra instalar

2 curtidas

Pessoal o Fedora com BTRFS rodaria bem num computador antigo com SSD e 3GB de ram?
Tem alguma diferença de desempenho em comparação ao EXT4?

O Gnome 40 vai me fazer entrar pro grupo dos SDA de novo kkkk