/boot/vmlinuz-5.4.0-58-generic has invalid signature

Olá!

Consigo instalar o Linux Mint xfce (HD) junto ao Windows 10 (SSD), entretanto a GRUB não aparece na inicialização, indo direto ao segundo sistema operacional.

Tentei seguir estes passos, a GRUB apareceu, mas, quando seleciono a entrada de boot que criei para o Mint, aparece a seguinte mensagem:

error: /boot/vmlinuz-5.4.0-58-generic has invalid signature
error: you need to load the kernel first

O que isso quer dizer, e o que precisa ser feito, por favor?

Umas pesquisas rápidas relacionam isso ao Secure Boot. Eu desativei-o durante a instalação com o USB no modo live, e religuei-o durante a entrada com a GRUB. Algumas pessoas no fórum do LinuxMint falam que é para manter o Secure Boot desligado, será que é isso?

Algumas distros como Ubuntu já suportam secureboot ativo, mas como até alguns drivers proprietários esbarram nele, será melhor para sua experiência manter desativado.

20210606_150042

Bom, como pode ver, há três entradas na ordem de prioridade de boot. Essa “▓▓▓” é a que “contém” (não sei se é a palavra certa pra isso) a GRUB, portanto é a que leva ao “sistema Mint” (também não sei se é a melhor palavra :stuck_out_tongue_closed_eyes:). A última é a que eu tentava usar, pois foi a que criei seguindo os passos mencionados antes. Esta não funciona, leva ao erro em questão. Sendo assim, provavelmente, está resolvido o problema.

Vou aproveitar para tirar outra dúvida relacionada. Quando instalei, o gerenciador de partições mostrava uma opção de instalar o Mint ao lado do Windows. Foi a que selecionei. Mas uma coisa me deixou em dúvida. Eu tenho o Windows instalado num outro dispositivo SSD, totalmente separado. E escolhi instalar o Mint numa partição do HD, que não estava sendo usada para nada, ou seja, estava totalmente livre. Mas quando fui pela primeira vez às configurações da BIOS após instalar o Mint, aparecia uma segunda entrada da lista de boot também chamada “Windows Boot Manager”, mas sem as informações do dispositivo entre parênteses. Se, agora que parece funcionar corretamente, a entrada é essa “▓▓▓”, então por que estava como “Windows Boot Manager” da primeira vez?