Boot no Pendrive pelo Ventoy

Boa tarde pessoal da comunidade, tudo bem? Estou usando um pendrive multiboot com o Ventoy para colocar várias isos de várias distros linux. Uma das imagens é a do pop_os. Minha ideia é instalar o pop_os usando o pendrive multiboot com o Ventoy para fazer dual boot com o Windows 11. Porém ao clicar na iso do pop_os, ele me dá duas opções de boot: normal e com grub2. Aí eu fiquei na dúvida em qual selecionar para que na hora da instalação e reinicialização, ele reconheça e me dê a opção de escolher o boot entre a distro e o windows. Alguém sabe qual é a diferença entre o normal mode e o grub2?

Rapaz, salve o engano o Pop!_OS não se dá bem com o Ventoy, tanto que existe alguns tópicos “perdidos” aqui no fórum reportando isso. Cuidado com isso, pois pode dar ruim na instalação. Se não estou enganado, o “normal mode” é para usar o systemd-boot, que é o padrão do Pop, mas é enjoado para gerenciar dual boot, já o grub2 é o tradicional bootloader da maior parte de distros Linux. Certifique-se primeiro de instalar o Windows 11 e depois o Pop!_OS, beleza? Menos enjoado para particionar e também evitar do Windows Boot Manager sobreescrever a partição de boot Linux

O Pop é meio chatinho pra dualboot:

Segundo a documentação oficial:

Em poucas palavras, o modo grub2 é uma alternativa, caso o boot normal não funcione. Recomendo a leitura da documentação para mais informações.

Abraço.

2 curtidas

Eu um vídeo do Diolinux Lab sobre como fazer o dualboot no pop!_os. Ele faz o procedimento padrão de fazer o flash da imagem no pendrive e instalar com o systemd mesmo. Mas no terminal ele instala o grub pelo comando sudo apt install grub-customizer. Talvez instalando o pop_os com o boot normal mode (systemd) e depois instalando o grub pelo prompt de comando, talvez funcione

Até deu pra fazer a instalação aqui, mas a seleção do sistema era feita , no meu caso apertando F12 e na tela de setup, escolhendo o Pop.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.