Boot linux tela preta no pendrive

Estou com um problema pois, criei um pendrive bootavel com ubuntu 22.04 LTS utilizando rufus, quando dou boot no pendrive simplesmente fica uma tela preta infinita, já deixei nela por mais de duas horas e continua. Não sei oque fazer, minha bios é american megatrends.

Olá!

Para entender o processo.
Você liga, seleciona o boot via pen drive e a partir dai a tela fica preta?
Chega aparecer alguma mensagem de POST logo após selecionar o pendrive e logo fica tudo preto ou nem chega aparecer nada?
O pendrive tem led ou indica algum tipo de atividade mesmo com a tela preta durante um período após ser escolhido no boot?

No setup do computador o secureboot esta ligado e ativo ou desligado? Você tem placa Nvidia?

Uma possível solução é setar o “nomodeset” no grub. Pode até já pesquisar como setar nomodeset ubuntu pendrive.

Ahh e você está com Windows instalado? Pois falou do Rufus… Está fazendo dual boot ou tinha o windows e limpou tudo e esta querendo ter só o Linux?

Isso aí, eu pressiono F7 ai tenho a opção de escolher entre o pendrive e o ssd, aí quando seleciono o pendrive a tela fica preta e não aparece nada.
Não aparece mais nada, já esperei por horas e a tela continua preta. Sim o pendrive tem led, inclusive já instalei iso em outro pendrive e o mesmo erro persiste, inclusive com outras isos linux.
O secureboot está desativado sim
Poderia me explicar como faço esse namodeset?
Sim, estou usando windows 10, não quero fazer dual boot, pretendo deixar apenas o linux

Olá, consegui resolver o problema. Fui na bios dps em chipset > south bridge e alterei a opção OS Selection para linux e funcionou normalmente :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.