Bookworm 12 ou Trixie 13 (nesse momento)?

Fala galera, se liga no Peppermint

Galera.. é sério agora.. eu quero um conselho de todos aqui.
O peppermint debian 12 deixará de receber atualizações daqui uns meses por causa do novo lançamento com a base Trixie 13 mas sinceramente eu não estou preparado para deixar o bookworm 12 ainda e o novo ainda não está totalmente estável.

Estou usufruindo de cada parâmetro e scrips de performance máxima que fizeram meu peppermint ir mais longe mas temo que talvez eu não consiga o mesmo com a base trixie nesse momento pelo menos ainda não pois estou usando todo o desempenho do KERNEL 6.1.0-44 AMD64 fora as atualizações que ainda virão.

Final desse ano pretendo trocar minha CPU para o 5500X3D por causa do PCIex 4.0
Eu pretendo sim em breve migrar para o trixie 13 mas não nesse momento, eu quero que seja suave.

Então galera, vocês podem me aconselhar ?
Lembrando que meu sistema tem disponível o Backports para o 6.12 LTS mas no momento o 6.1 tá levando de primeira.
Sei também que o Debian vai manter as atualizações do bookworm 12 até 2028
A minha preocupação é isso galera, eu não sei como está o Trixie 13 hoje, será que até o final do ano ele estará mais estável para fazer a migração ou posso manter meu sistema até 2028 sobrevivendo com updates de segurança do kernel ?

Obrigado a todos.

Entendo totalmente sua preocupação, quando a gente finalmente deixa um setup redondo e performando bem, dá mesmo receio mudar a base.

Aqui, o Debian 13 com Plasma tem sido um dos lançamentos mais sólidos que já usei, mesmo usando um setup não recomendado como o meu Frankendebian. No caso do Peppermint, dependendo de quanto eles modificam a base, pode haver diferenças na estabilidade.

Como o Debian 12 ainda tem suporte até 2028 e pelo que eu entendi o pessoal do Peppermint também vai manter o suporte por algum tempo, você não tem que correr para migrar. Pode continuar usando seu sistema atual com tranquilidade e ir testando o Peppermint baseado no Trixie em live ou VM para ver como ele se comporta com seu hardware e com o kernel que você precisa.

Se hoje o seu Bookworm está estável e entregando performance, não há problema em esperar alguns meses até o Trixie amadurecer mais dentro do Peppermint.

:vulcan_salute:

Opa, compartilho da opinião do Eddie, se está com receio de mudar fica no bookworm mesmo, base sólida e ainda tem mais algum tempo de vida, vai se preparando aos poucos pra migrar. É o famoso time que tá ganhando não se mexe.

Pessoalmente estou usando o Debian 13 desde quando saiu, atualizei meu sistema do 12 e desde então tudo suave. Testei com i3, Gnome e KDE (um de cada vez! hehe) , tudo na mesma instalação, todos rodaram bem. Acabei ficando só no KDE, até pra não poluir muito o sistema, e nunca me deixou na mão, inclusive esses tempos tava com um uptime de quase 3 meses, troquei até de DE sem reiniciar o bicho e tudo funcionou suave. Debian é um tanque.

@eddiecsilva @EntusiastaDeVelharia
Obrigado pelo conselho, estou mais aliviado.

Ainda tenho uma garantia de suporte se caso o kernel 6.1 não suportar totalmente os novos hardwares se caso realmente precisar como o 5500X3D e a 6600XT com kernel 6.6+

Obrigado a todos.