Boas práticas ao publicar aplicativos

Após tanto trabalho para desenvolver um aplicativo, nada mais natural do quer se atentar às boas práticas na hora de publicar, afinal, isso pode dar muito mais destaque e valor ao seu trabalho. Infelizmente, muitos desenvolvedores acabam não dando a devida atenção justamente na reta final, contribuindo para que seu trabalho não alcance a merecida projeção.

Este é o tipo de coisa importante de lembrarmos, inclusive, um membro do GNOME suscitou a discussão no Mastodon, se referindo às boas práticas sugeridas pelo Flathub. Os pontos destacados por Tobias Bernard visam no resumo do programa:

  • Evite escrever resumos com mais de 35 caracteres;

  • Não repita o nome do aplicativo no resumo, afinal, os dois costumam aparecer próximos;

  • Não inicie o resumo com algum artigo como “o” ou “um”;

  • Prefira frases no imperativo, por exemplo, em vez de escrever “Aplicativo de mensagens”, use “Converse com seus amigos”;

  • Não tente descrever no resumo, tudo o que seu aplicativo faz, seja conciso e simpático.

Ademais, algumas práticas sugeridas pelo Flathub:

  • Não utilize formatações estranhas, inicie as frases com leta maiúscula e o restante minúsculo, a menos que sua marca exija algo diferente;
  • Não escreva informações técnicas no resumo, como a linguagem de programação utilizada, deixe isso para a descrição;
  • No nome, deve ter apenas o nome do aplicativo, com menos de 20 caracteres;
  • A descrição não pode repetir o resumo, deve até 10 linhas e se houver uma lista, que não ultrapasse 10 itens;

O ícone também deve ser bem pensado, seu formato é SVG ou PNG, com ao menos 256x256 píxeis, elementos com boa visibilidade, bom contraste em fundos claros e escuros, poucos detalhes, sem sombras ou luzes de fundo e deve seguir tendências contemporâneas de design, conforme os guias do GNOME e do KDE.

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