Após tanto trabalho para desenvolver um aplicativo, nada mais natural do quer se atentar às boas práticas na hora de publicar, afinal, isso pode dar muito mais destaque e valor ao seu trabalho. Infelizmente, muitos desenvolvedores acabam não dando a devida atenção justamente na reta final, contribuindo para que seu trabalho não alcance a merecida projeção.
Este é o tipo de coisa importante de lembrarmos, inclusive, um membro do GNOME suscitou a discussão no Mastodon, se referindo às boas práticas sugeridas pelo Flathub. Os pontos destacados por Tobias Bernard visam no resumo do programa:
-
Evite escrever resumos com mais de 35 caracteres;
-
Não repita o nome do aplicativo no resumo, afinal, os dois costumam aparecer próximos;
-
Não inicie o resumo com algum artigo como “o” ou “um”;
-
Prefira frases no imperativo, por exemplo, em vez de escrever “Aplicativo de mensagens”, use “Converse com seus amigos”;
-
Não tente descrever no resumo, tudo o que seu aplicativo faz, seja conciso e simpático.
Ademais, algumas práticas sugeridas pelo Flathub:
- Não utilize formatações estranhas, inicie as frases com leta maiúscula e o restante minúsculo, a menos que sua marca exija algo diferente;
- Não escreva informações técnicas no resumo, como a linguagem de programação utilizada, deixe isso para a descrição;
- No nome, deve ter apenas o nome do aplicativo, com menos de 20 caracteres;
- A descrição não pode repetir o resumo, deve até 10 linhas e se houver uma lista, que não ultrapasse 10 itens;
O ícone também deve ser bem pensado, seu formato é SVG ou PNG, com ao menos 256x256 píxeis, elementos com boa visibilidade, bom contraste em fundos claros e escuros, poucos detalhes, sem sombras ou luzes de fundo e deve seguir tendências contemporâneas de design, conforme os guias do GNOME e do KDE.