Recentemente comprei um dongle bluetooth 5.0 xing . O Lmde ativa o bluetooth tudo certo , porém ao pesquisar dispositivos não aparece nada . Deixei ligado 2 fones do lado da máquina e sem sucesso . Pesquisei bastante , sai instalando uma pancada de coisa e nada .Não tenho idéias mais .
Adaptadores “genéricos” são uma fonte constante de dor de cabeça, é uma loteria onde geralmente o barato sai bem caro. Você pode usar as dicas deste post para fornecer mais informações sobre o dongle, talvez exista alguma coisa que possa ser feita.
Mas, no geral, dá para comprar adaptadores de ótima qualidade por algo próximo de R$50. Se você usa muito, acaba valendo a pena no longo prazo.
Frase perfeita, " o barato sai caro " . Testando aqui o smartphone detecta o bluetooth, o contrário não . Ak clicar em pesquisar dispositivos no bluetooth manager , o gerenciador avisa que está pesquisando … E fica nisso , deixei , tem uns 10 minutos que tá nesse pesquisando e não sai disso .
Consegui fazer com que o bluetooth manager detecte dispositivos porém em todos eles quando vou parear da falha .Abri o Synaptic e pesquisei por bluetooth , tudo que apareceu e não estava instalado fui marcando para instalação ((( nada a perder))). Alguma dessas instalações fizeram dar um passo a mais . Agora falta conseguir parear e conectar dispositivos
Então julio tive o mesmo problema a uns tempos atraz no meu utimo notebook, ele não funcionava de jeito nenhum, nem consegui fazer ele funcionar direito nunca, o que mais fazia era clicar no botão de desligar e ligar a rede, e as vezes funcionava, testei em varias distros diferentes, e nada, no final descobrir que o problema principal era o proprio adaptador, como o Edson disse alguns adaptadores, são bem enjoadinhos de fazer funcionar.
É barato mais não dos piores , testei em 2 win10 foi plug and play real , outro SO , outros drivers , mais deu .No Mint Lmde 5 consegui até que buscasse , não em todas as tentativas , algum ou outro dispositivo porém , sem conseguir parear .Testei também no Mint 19.3 e 21.1 e piora um pouco , no 21.1 o gerenciador abre e logo fecha e depois não abre mais . Estava lendo em outros lugares também , chegando em casa vou testar algumas coisas e retorno aqui . Bluetooth 5 x ½ Eu …
crieo que não é soh pelo fato de ser barato mais sim pelo fato de alguns serem bem chatinhos, por exemplo o que eu tinha problema era com o bluetooth da placa de rede do meu laptop, a placa de rede original dele, quando redirecionava por exemplo para uma VM win10 no vbox por exemplo funcionava perfeitamente porem no linux nunca funcionou muito bem.
algo que vc poderia fazer para noz ajudar é dar um:
lsusb
esse comando mostra as informações dos dispositivos USB.
e mostrar a saida do comando, para nos saber mais informacões sobre o adaptador.
@gabriellinux Chegando em casa a noite vou tentar … Ouvi uma frase esses dias : " ah , mais você comprou um produto chinês né !!! " Kkk , atualmente tudo vem da China. Em algum momento faremos funcionar esse dongle , com china e tudo rsrsrsrsrs…
São situações um pouco diferentes, se você pesquisar o histórico desse fórum e de vários outros que abordam tecnologia, vai encontrar centenas de relatos similares ao seu onde adaptadores mais simples só funcionam no Windows.
O @thespation comprou um adaptador Orico no AliExpress em uma promoção por menos de R$30 reais se não me engano. Então foi barato no preço certo?
A diferença deste para outros que encontramos no mercado cinza é que o produto tem um cuidado, tanto em relação ao chip usado quanto a construção em si.
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 007 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 006 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 003: ID 0ac8:c42d Z-Star Microelectronics Corp. Lenovo IdeaCentre Web Camera
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 005 Device 002: ID 0000:3825 USB OPTICAL MOUSE
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 003: ID 1c4f:0002 SiGma Micro Keyboard TRACER Gamma Ivory
Bus 004 Device 005: ID 08bb:2902 Texas Instruments PCM2902 Audio Codec
Bus 004 Device 008: ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)
Bus 004 Device 004: ID 0a05:7211 Unknown Manufacturer hub
Bus 004 Device 002: ID 0a05:7211 Unknown Manufacturer hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Pesquisando pelo USB ID na web, dá para encontrar algumas dezenas de relatos de problemas de conexão no Linux. Muitos adaptadores usam essa identificação genérica e alguns são chips “falsos” que reportam serem bluetooth 2.0, mas são 1.0 modificados.
Para a maioria dos equipamentos modernos como headsets e fone bluetooth, um adaptador que não seja ao menos bluetooth 5.0, pode limitar bastante a qualidade da experiência.
@eddiecsilva , Pois é . Tem muitos adpatadores sinistros por aí , acho que comprei um desses . Mas a batalha ainda não está perdida , espero que não . Qualquer coisa é comprar outro dongle .