Bluetooth desativado ao reiniciar no Pop_OS 20.04 LTS

Salve, galera!
Tudo bem?

Sou iniciante no mundo Linux, e depois de 2 meses aprendendo um pouco mais, instalando e testando distros, escolhi o PopOS para ser meu sistema operacional principal.
Porém venho tendo problemas com o bluetooth do meu notebook, onde ele é completamente desabilitado após reiniciar ou desligar o PopOS. Mesmo ligando no botão encontrado nas configurações do sistema, nada acontece.
Só consigo ligar o bluetooth novamente através do comando no terminal: sudo systemctl restart bluetooth
A partir daí, tudo funciona normalmente, consigo parear mouse, teclado e fones de ouvido, e não tenho problemas de utilização. Mas toda vez que desligo meu notebook ou o reinicio, novamente o bluetooth retorna desativado.

Já reinstalei o sistema nas versões 20.04 LTS e 20.10, e o problema persiste.
Segui também o artigo da própria System76 (Bluetooth Troubleshooting - System76 Support), e não consegui solucionar o problema.

Com outras distros que testei, como Manjaro Gnome e KDE, Mint, ZorinOS, Solus e Ubuntu, isso não acontece.
Isso só acontece com o PopOS e ElementaryOS.

Meu notebook é um Lenovo Ideapad S145, com Intel Core i5-8265U, 20GB de RAM e SSD. Pelo que pesquisei, o módulo bluetooth é também da Intel.

Alguém com mais experiência consegue me dar uma luz e ajudar a resolver esse problema?

Muito obrigado!

1 curtida

Olá! O que você pode fazer é automatizar a execução desse comando toda vez que inicializar. Se não me engano, no POP OS tem aplicativo de inicialização, você adiciona esse comando para iniciar quando entrar no sistema. Talvez resolva.

Não seria o caso de colocar sudo systemctl enable bluetooth --now?

Foi uma das alternativas que tentei, mas não funcionou.
Só funciona se entro nas configurações do sistema, ativo a chave do bluetooth e rodo o comando pelo terminal.

1 curtida

Acabei de testar aqui.
Se rodo o comando com o bluetooth desligado, nada acontece.

Reativei o bluetooth pelo sudo systemctl restart bluetooth, e em seguida rodei o comando que mencionou. Reiniciei a máquina e novamente subiu o sistema com o bluetooth desativado.

Estou quase desistindo dessa distro por conta desse problema. Não encontrei informação a respeito em nenhum outro fórum. :frowning:

Outro ponto que reparei é que o bluetooth fica bloqueado pelo rfkill sempre que o sistema é reiniciado:

dan@pop-os:~$ rfkill list
0: ideapad_wlan: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
1: ideapad_bluetooth: Bluetooth
Soft blocked: yes
Hard blocked: no
2: hci0: Bluetooth
Soft blocked: yes
Hard blocked: no
3: phy0: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no

Pensei em algo assim… o que me parece é que o serviço sobe antes do módulo do kernel, ou coisa semelhante. Aí ele bloqueia e precisa ser habilitado manualmente. Não saberia traduzir isso em comandos, mas acho que se trata de “retardar” a ativação do serviço até que o módulo/driver do BT esteja carregado. Mas posso estar apenas dando palpite…

No artigo da System76 há uma informação sobre o firmware.

Linux Firmware

Occasionally the kernel and/or Linux firmware will have problems. Sometimes, newer Linux firmware packages will have fixed bugs that aren’t yet in the repositories. They can be downloaded from here:

http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/l/linux-firmware/

Then they can be installed with this command:

sudo dpkg -i linux-firmware_1.167.1_all.deb

É seguro fazer este tipo de atualização?

Não saberia te dizer, eu deixei as distros .deb tem algum tempo; espera para ver se alguém dá uma opinião mais embasada…

1 curtida
sudo rfkill unblock bluetooth               

sudo systemctl restart bluetooth

Eu tenho um Ideapad. Se eu desligar o notebook com o Bluetooth desligado, quando ligo o computador ele inicia sem funcionar. Um comportamento estranho. Se desligo o notebook com ele ligado, quando ligo o computador o bluetooth inicia funcionando normalmente. Se eu desligava o bluetooth, depois o rfkill o bloqueava outra vez, impedindo o reinicio do serviço com o computador operando. Eu tinha que rodar os comandos acima de novo. Vi em um fórum a dica abaixo e, após utilizá-la, religar o bluetooth com o computador ativo ficou normal.

Li em um fórum sobre essa dica do Bluetooth. Os relatos diziam que o módulo do Idepad conflita com outros módulos do kernel tentando utilizar o mesmo dispositivo. O comando abaixo não permite que o módulo do Ideapad seja carregado com o sistema. Algo assim. Não sou especialista. Eu fiz após pesquisar nos fóruns e ajudou. Não sei se funcionará para você. Sugiro pesquisar antes de fazer. Eu uso o Pop!_OS 20.04 LTS.

Execute o comando “sudo nano /etc/modprobe.d/blacklist.conf”

Adicione a regra abaixo no final do texto do arquivo.

# Ideapad laptop module bad
blacklist ideapad_laptop

Ctrl + O para salvar. Confirme a alteração teclando Enter. Depois faça Crtl + X para sair.

https://wiki.archlinux.org/index.php/bluetooth

1 curtida

É algo parecido com isso mesmo.

1 curtida

Grande Henrique, salvador da pátria! kkkkkkk

Funcionou aqui, mano! Até reiniciei mais vezes para ter certeza… Agora o sistema sobe com o bluetooth ativo certinho.

Muito obrigado pela ajuda! Agora posso parar de testar distros e sossegar um pouco com o PopOS kkkkkkk
Valeu mesmo! Abraço!

2 curtidas

Olá a todos.

Estou tentando ativar o bluetooth em meu notebook (Lenovo S145) com popOS 20.10 e kernel 5.11. Já testei as recomendações da própria System76 (deste artigo: Bluetooth Troubleshooting - System76 Support) mas o problema ainda persiste.

Quando eu utilizo o comando sudo systemctl status bluetooth aparece a seguinte mensagem.

Alguém já passou por algo parecido ou tem alguma ideia de como resolver?

desde já agradeço a ajuda.

Dá uma conferida nessa postagem.

1 curtida

amigo, nesse notebook o seu touchpad funciona? eu tentei instalar o pop num s145, e não consegui porque o touchpad não funcionou, e eu não tinha um mouse a mão

1 curtida

No meu funcionou sem problemas. Lenovo IdeaPad S145-15IWL Core i7 81S9000EBR

O touchpad do meu notebook funciona normal tb, ele é um Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3200u.

Pois comigo ele não vem funcionando nem no Windows, eu tive que seguir a instalação toda pelo teclado, e depois de chegar na área de trabalho, conectar na Internet e esperar o Windows update achar um que funcione, porque o do site da própria Lenovo não funciona, e ainda impede o update de instalar o certo.
No meu caso é o com i3.
E pra Linux, pesquisando depois, achei informações falando que esse problema é normal nele, acontecia em qualquer distro, de qualquer base (tem até nos fóruns da Lenovo gente reclamando), e a solução seria uma edição do /etc/default/grub, mas que obviamente só poderia ser feita depois do sistema instalado.

No meu também funciona normal, tanto no Windows quanto no PopOS.
A diferença é que os drivers de precisão do Windows não são compatíveis com esse modelo, então os gestos não funcionam… Somente o básico, como cursor, clique, toque, rolagem. Já no PopOS os gestos funcionam perfeitamente.

Opa, eu sei que tu já resolveu, mas pelo que entendi o problema é o conflito entre os drivers do Ideapad e do kernel 5.11 especificamente.
Porém a tua solução comigo ligava o bluetooth mas se desligasse ele não ligava mais desde que rodasse o sudo systemctl restart bluetooth novamente.

Minha solução foi: mudar a versão do kernel pra 5.8 (eu vi em um vídeo o Dionathan mostrando o setup dele todo wireless no Pop_OS! e fiquei me perguntando “COMO???” kkkk) e vi que nesse vídeo: Mudando o Kernel do Ubuntu MANUALMENTE (e um papo sobre Kernel) - YouTube ele usa o kernel 5.8. Troquei também e agora aqui está funcionando normalmente, posso ligar e desligar o bluetooth infinitamente kkkkkkk.

1 curtida