Bluetooth ArchLinux com I3wm

Recentemente fiz a instalação do ArchLinux com I3-gaps e estou com dificuldade para conectar um fone bluetooth. Já instalei o bluez bluez-utils blueman buberry.
Mas quanto tento executar o bluetoohctl ele aparece assim.

Há um relatório de erro de conectividade de Bluetooth com o kernel 5.10. No relatório há um patch para ser aplicado, compilando-se novamente o kernel (que acredito ser necessário repetir a cada atualização de kernel) - outras fontes recomendam usar o 5.4 LTS que resolve.
Eu mesmo consegui um kernel compilado para o Manjaro que manteve a conectividade após atualizar, mas ele não serviria para o Arch.

No kernel 5.10-bmq-tkg, que uso no Garuda (a segunda distro), o patch ainda não foi aplicado. Os moderadores do fórum deles (na boa, uns mal-humorados de primeira - “não resolveu, escolha outra distro, aqui fazemos a distro para nosso prazer”) recomendam o 5.4… e fim

Tem como instalar o kernel LTS substituindo o 5.10?

1 curtida

Não é difícil:

# Instalar o kernel LTS
sudo pacman -S linux-lts
# Adicionar a opção para selecioná-lo durante o doot
sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg 
# Reinicie para usar o kernel LTS.

Se tiver módulos da Nvidia ou do VirtualBox, instale também o linux-lts-headers e troque os pacotes nvidia (por exemplo) por nvidia-lts ou nvidia-dkms (tanto faz).

Tem sim, olha aqui

Mas quando diz pra instalar o kernel, instale tbm os headers

Seria sudo pacman -S linux-lts linux-lts-headers

Aí atualiza o grub e creio ser necessário atualizar o mkinitcpio (como o @Capezotte apareceu aqui, confirme, pliz)

O Arch faz isso como hook automático depois de instalar um kernel, se não houver uma queda de luz ou travamento enquanto ele instala o LTS não precisa se preocupar.

1 curtida

Quanto ao bug report e o bluetooth, sabe de algo, @Capezotte?

Não faço ideia, o meu Bluetooth está funcionando de boa com o 5.10.10 dos repos do Garuda.

alguma recomendação para mim não quebrar o sistema? por que nunca fiz isso e instalei o arch com script.

O meu não, @Capezotte . O problema é específico com drivers Qualcomm Atheros. E o povo do Garuda pouco se lixou pra isso… olha aí:

e bem oque eu tenho, rsd.

1 curtida

O dev lá recomenda, entre outras coisas, que eu compre outro adaptador… para um laptop??? Fala sério!

Nenhuma contra-indicação, só não desligar à força enquanto instala (mas isso é em qualquer situação e sistema operacional que está atualizando). Os programas do Arch também são testados com LTS.

No bug report do Arch apareceu um cara com um pacote que recompila apenas o módulo do kernel relacionado a Bluetooth para ter apenas parte da dor de cabeça:

Seria questão de clonar o repositório, rodar makepkg -si e instalar o pacote resultante. Daí reiniciar (?).


Isso me lembra de quando eu fiquei por 1 mês no kernel 5.3.13 por causa de um bug parecido com a minha placa Wi-Fi Intel. Foi um tempo estranho.

1 curtida

Opa… quando eu for pro Garuda, volto aqui pedindo ajuda nisso… vai ser interessante resolver isso

Consegui, funcionou!!!

1 curtida

Agora é esperar que quem compila o kernel do Arch (e o tkg-bmq) resolva o assunto… esse dispositivo é muito comum em laptops, fica sem sentido perder suporte

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.