Enquanto a maioria das grandes redes sociais preferem vender selos de verificação, o Bluesky apresenta uma nova proposta, um tanto mais descentralizada.
Uma das formas de verificação é o domínio, usuários que definem seu domínio como @ irão ser validados
[OFF TOPIC] – Sugiro uma análise aprofundada de outra “verificação”: – Aquela que redes (e outros sites, portais) “exigem”, quando você tenta acessar, a partir de outro “dispositivo”, outro PC… ou, a partir de outro SO – no mesmo PC.
É a chamada “verificação de segurança” – supostamente, “para sua segurança” – mas cujo esforço, na verdade, é totalmente dirigido (apenas) para obter seu número de celular, seu email etc. … (para vender, para te mandar SPAM, para te azucrinar pelo resto da vida).
Está cada vez mais difícil, eu usar qualquer outra distro, que não seja o Arch Linux. – Se eu instalo outra distro, nova, preciso “provar” que “eu sou eu” etc.
Você muda de chip / celular… Registra seu novo número em todos os 300 sites que utiliza… (e deleta o número antigo)… – Mas quando tenta entrar por outra distro (no mesmo PC, mesma conexão, mesmo IP)… eles exigem uma “verificação em 2 passos”, em 3 passos… – e mandam um “código de verificação”… para teu número antigo!
Pois é… O “departamento de cadastro” é um – mas o “departamento de códigos de verificação”, parece que é outro – e não se comunicam, entre si.
E tem site antigo, que ainda manda códigos de verificação por email. – Alguns, mandam para uma conta de email… que também me exige código de verificação… que manda para outro email… que também exige… Etc. & tal.
Atualmente, posso acessar (quase) todos os sites & redes, apenas em 3 das minhas 8 distros – e outros sites & redes (de pouco uso), simplesmente não consigo mais acessar, a partir de nenhum SO, nem do celular.
Não me cadastro para economizar R$ 10 ou R$ 50 em nenhuma farmácia (por exemplo) – e vivo feliz, sem (quase) nenhum SPAM no celular, no meu email principal etc. – Só minha própria operadora, é que me aporrinha (mas desativei notificações, posso ignorar). Quando vou olhar, tenho 80 mensagens da minha própria operadora no canal A, 40 mensagens dela no seu canal B… e assim por diante. – Não mudo de operadora, porque: (a) Isso não me afeta; e (b) Todas as outras são iguais, ou piores.
[IN TOPIC] - Essa verificação de “autenticidade” de personalidades famosas (ou não-famosas, vai saber), não tem nenhuma utilidade para mim – porque não ando ansioso para seguir todo tipo de “famosos” que aparecem, do nada, de uma hora para outra.
Sei distinguir quem é jornalista do Estadão, da Folha, dos G1 / Globo etc. – ou quais são os jornalistas “independentes”, da Ásia, da Europa, dos EUA etc.
Percebo com facilidade, quando alguma conta fake tenta se passar por outro “perfil”. – Tudo bem. Concordo que nem todo mundo nasce sabendo. Mas todos ganhariam muito mais, aprendendo a identificar contas “verdadeiras”, autores (de livros) que valem a pena etc. – do que se pendurar em “selos de verificação” (de qualidade mais do que duvidosa!) – que não passam de “comércio”.
O objetivo desses “selos” é – apenas – "fazer (mais um pouco de) dinheiro.
Ao adotar esse caminho, o Bluesky está se opondo a esse “comércio” – mas, ainda é melhor a gente mesmo “aprender a viver nesse mundo” – do que continuar eternamente procurando quem nos diga “como viver nesse mundo”.
Em 99% dos casos, é pilantragem – e nos outros 1%, é um esforço inútil.