Bluefin: a distro Linux imutável baseada no Fedora

Bluefin é uma distribuição Linux imutável, focada no desenvolvimento e otimizada para a nuvem. Possui um sistema de arquivos raiz que é somente leitura, permitindo modificações apenas em diretórios específicos.

Seu objetivo é oferecer um sistema operacional mais confiável e fácil de manter, utilizando tecnologia de contêineres, o que representa uma nova abordagem num sistema que prioriza a estabilidade e a redução de complexidade.

17347086805578096113228330200326

Com um sistema de arquivos raiz imutável, o núcleo do sistema permanece intacto, permitindo o gerenciamento das configurações e dados pessoais. Abordagem útil em ambientes de nuvem, onde a confiabilidade e a facilidade de implementação são essenciais.

Com essa visão em mente, o Bluefin tem se mostrado uma opção promissora para desenvolvedores que trabalham em ambientes de nuvem.

Fonte: links no texto e na imagem

5 curtidas

boa noite, tenho um notebook sony vaio (positivo) e utilizo o linux mint.. estou tentando instalar o bluefin junto com o linux… mas toda tentativa da erro durante a instalação… ja criei 2 prndrives e da o mesmo erro.

2 curtidas

Verifica se está conectado a internet, o instalador dos “ublue” sempre falham se estiverem sem rede.

2 curtidas

Estava conectado sim, acabei desistindo

Qual erro?

Para podermos ver o que pode ser.

Tenta criar o pen drive com a ferramenta do Fedora, sempre que tentei instalar as variantes do silverblue/kinoite pelo balena ou usando ventoy tive problemas.

Tentei testar em modo Live… mas no meu aqui não iniciou.

Como o @EntusiastaDeVelharia falou o recomendado pela distro é usar o Fedora Média Writer, na documentação cita que o Ventoy não funciona.

Segue o link da documentação de instalação, lá também tem mais informações como requisitos por exemplo.

2 curtidas

Cara eu tipo estou comichando para testar uma distro imutável, o Professor Juliano esta usando o aurora, e o Slack Jeff esta usando o Fedora Silver Blue. Achei legal esse foco profissional principalmente para ambiente de desenvolvimento e estudos.

O que me dá preguiça e pensar nessas Distros baseadas em Fedora, tenho receio de ser aqueles boots super demorados. Mas ainda vou testar no meu antigo PC de guerra que está encostado, pois testar em VM não é a mesma coisa.

2 curtidas

Eu comecei a usar o Bazzite, depois do vídeo do Dio tomei coragem e instalei aqui rsrs.
Aqui o tempo de inicialização esta sendo esse, se descontar o tempo de colocar a senha tudo até chegar o desktop deve estar na faixa de 35s.

Tenho dual boot com o windows 11.

1 curtida

Eu estou usando o Aurora Linux há alguuns meses com o modo desenvolvedor habilitado. Estou gostando muito, é estável, até agora não tive nenhum problema nem com hardware nem com os softwares. E sobre o boot, nom eu PC tem sido bem rápido.

4 curtidas
  • Bluefin
  • Bazzite
  • Aurora
  • Fedora Silverblue
    etc…

Levando em conta serem da mesma família, Fedora, qual seria uma dessas distros mais adequada para um usuário comum?

PS. entenda-se por usuário comum:
Navegar na Internet… (Google Chrome)
Ouvir MP3 em Player de Música tipo o Clementine
Eventualmente assistir algo usando o VLC
Editar textos no LaTeX usando o TeXStudio e o Sublime Text
e finalmente editar vídeos simples, de poucos segundos, pelo ShotCut

Eu aconselharia Aurora se gosta de KDE ou Bluefin para gnome.
Se joga algo, Bazzite.

1 curtida

Tem algum tempo que eu to querendo testar o bluefin-dx. Colocar ele no meu notebook de desenvolvimento. O problema é que eu não gosto muito de usar GNOME, apesar de gostar muito de GTK kkkkk, prefiro o Cinnamon mas acho que vou tentar colocar o bluefin-dx e fazer um rice que me agrade. Talvez o Aurora dx possa ser uma opção também mas cai no mesmo problema de ter que fazer rice kkkk.

Configuração do notebook (Dell Inspiron 15 3511):

i5-1135G7 11 geração 4 núcleos
Video integrado Iris
16 gb ram DDR4 2666 mhz em dual channel
1 tb de SSD NVME

1 curtida