Olá Pessoa boa noite, estou quebrando a cabeça com o KDE plasma que instalei no ubuntu 24.04, ao bloquear a tela mesmo com a senha correta da falha no desbloqueio.
Já tentei varias coisas até a alteração da senha porém sem sucesso, vi em outros foruns que é um problema que ocorre (BUG) mas não achei uma forma de resolver isso.
Para conseguir voltar preciso apertar em switch User, para entrar na tela do SDDM e assim logar na sessão, pelo locker screen não pega de forma alguma.
Alguem sabe uma luz?
Seria o layout de teclado? Confirma que todas as teclas são iguais ao “mostrar senha”?
Eu tive algo semelhante quando transplantei um sistema, mas não deve ser o seu caso.
instale o kubuntu. este mesmo problema ocorre no kde-neon, com a desconfiguração do tema do sddm. eu contornei atualizando e depois mudando o tema no systemsettings e retornando pro breeze novamente.
Olá Pessoal boa tarde, perdoem a demora no retorno, resolvi o problema.
Vamos lá, o locker screen utiliza um binario chamado unix_chpwd dentro do sbin, porém ele estava sem o SUID Ativado.
Rodei chmod u+s /sbin/unix_chkpwd
Funcionou perfeitamente.
1 curtida
Bem, embora resolvido dessa maneira, foi adicionado uma falha de segurança no seu sistema. Muitos anos atrás o unix_chkpwd usava o SUID, mas isso pode causar que, caso seja achada uma falha de segurança nesse programa, o sistema seja comprometido por qualquer usuário.
As distribuições recentes (pelo menos nos últimos 7 anos) pararam de usar esse modelo de autenticação direto com o /unix_chkpwd em prol de usar o PAM e seus módulos.
Vi que está usando em uma máquina virtual. Se a segurança não for crucial, pode considerar como resolvido. Porém eu não recomendaria essa solução em ambientes de desktop, e seria um problema gigantesco de segurança em servidores ou sistemas hardened.
1 curtida
Realmente.
Após seu comentario parei para estudar sobre esse binario, e achei outra forma, criei um grupo onde alguns usuários possuem acesso, dessa forma deve resolver até encontrar outra forma.
1 curtida