Blender não reconhece o CUDA da Nvidia

image
Fiz a instalação do driver da Nvidia através do repositório oficial do Void Linux. Quando instalo o Blender pela Steam ele reconhece o CUDA e consigo renderizar com o Cycles normalmente, diferente de quando baixo o Blender pelo repositório oficial. Ao que tudo indica, este problema está presente em outras distros também.

Ao abrir o Blender pelo terminal recebo isso:

Boa noite! Poderia nos dar mais informações sobre o seu sistema utilizando o comando inxi -Fxz? Você está usando gnome? Vi algumas pessoas reportarem no sub /r/gnome que o Blender não está reconhecendo placas de vídeo NVIDIA enquanto no Wayland. Já tentou dar uma olhada no Blender Docs a cerca do seu problema? Linux – Nvidia — Blender Manual Se certificou que a versão do driver nvidia instalada é a versão correta (ou a mais recente) para sua placa de vídeo?

Em breve analise é notado que o pacote Blender disponível no repositório do Void, não é compilado com suporte a CUDA, veja o seguinte template

Segundo a documentação do Building Blender/GPU Binaries - Blender Developer Wiki é necessário informar WITH_CYCLES_CUDA_BINARIES=ON para habilitar e assim proceder com a compilação…

1 curtida
System:
  Kernel: 6.0.15_1 arch: x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 12.2.0 Desktop: dwm
    v: 6.4 Distro: Void Linux
Machine:
  Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: M5A78L-M PLUS/USB3 v: Rev X.0x
    serial: <superuser required> BIOS: American Megatrends v: 0502
    date: 11/18/2016
CPU:
  Info: 6-core model: AMD FX-6300 bits: 64 type: MT MCP arch: Piledriver
    rev: 0 cache: L1: 288 KiB L2: 6 MiB L3: 8 MiB
  Speed (MHz): avg: 4028 high: 4128 min/max: N/A cores: 1: 4128 2: 4114
    3: 3694 4: 4119 5: 4039 6: 4075 bogomips: 49422
  Flags: avx ht lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 sse4a ssse3 svm
Graphics:
  Device-1: NVIDIA GP107 [GeForce GTX 1050 Ti] vendor: eVga.com.
    driver: nvidia v: 525.60.11 arch: Pascal bus-ID: 01:00.0
  Display: server: X.Org v: 21.1.5 driver: N/A resolution: 1920x1080~60Hz
  API: OpenGL v: 4.6.0 NVIDIA 525.60.11 renderer: NVIDIA GeForce GTX 1050
    Ti/PCIe/SSE2 direct render: Yes
Audio:
  Device-1: AMD SBx00 Azalia vendor: ASUSTeK driver: snd_hda_intel
    bus-ID: 6-1:2 v: kernel bus-ID: 00:14.2
  Device-2: NVIDIA GP107GL High Definition Audio vendor: eVga.com.
    driver: snd_hda_intel v: kernel bus-ID: 01:00.1
  Device-3: C-Media Redragon Gaming Headset type: USB
    driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid
  Sound API: ALSA v: k6.0.15_1 running: yes
  Sound Server-1: PulseAudio v: 15.0 running: no
  Sound Server-2: PipeWire v: 0.3.63 running: yes
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
    vendor: ASUSTeK PRIME B450M-A driver: r8169 v: kernel port: e800
    bus-ID: 04:00.0
  IF: enp4s0 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full mac: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 1.35 TiB used: 406.9 GiB (29.5%)
  ID-1: /dev/sda vendor: Kingston model: SA400S37240G size: 223.57 GiB
  ID-2: /dev/sdb vendor: Kingston model: SA400S37240G size: 223.57 GiB
  ID-3: /dev/sdc vendor: Toshiba model: HDWD110 size: 931.51 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 65.96 GiB used: 21.02 GiB (31.9%) fs: ext4 dev: /dev/sdb3
  ID-2: /boot size: 973.4 MiB used: 865.2 MiB (88.9%) fs: ext4
    dev: /dev/sdb1
  ID-3: /home size: 151.51 GiB used: 102.98 GiB (68.0%) fs: ext4
    dev: /dev/sdb2
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 2 GiB used: 2.8 MiB (0.1%) file: /swapfile
Sensors:
  Src: /sys System Temperatures: cpu: 55.0 C mobo: 40.0 C gpu: nvidia
    temp: 40 C
  Fan Speeds (RPM): case-1: 3068 gpu: nvidia fan: 30%
  Power: 12v: 12.11 5v: N/A 3.3v: 3.34 vbat: N/A
Info:
  Processes: 230 Uptime: 32m Memory: 7.75 GiB used: 2.35 GiB (30.3%)
  Init: runit Compilers: gcc: 12.2.0 Packages: 931 Shell: Zsh v: 5.9
  inxi: 3.3.24

Não, estou usando o dwm.

Basta que eu adicione -WITH_CYCLES_CUDA_BINARIES=ON no template, então?

Assim?

É necessário instalar o pacote CUDA Toolkit para assim habilitar a flag -DWITH_CYCLES_CUDA_BINARIES=ON, caso contrario a compilação ira falhar… Alem disso o Void também, não oferece o pacote sendo o mesmo já solicitado aos mantenedores… Se pesquisar no subreddit do Void, encontrará requisições alem de algumas tentativas… Mas nada lhe impede de tentar instalar o toolkit, e então proceder com a compilação do Blender, alem que poderá contribuir com a comunidade Void… :+1:

1 curtida


Como posso criar uma partição separada para o /tmp e montá-lo?

Altere o diretório temporário, e não precisará remontar o /tmp do sistema, informe o parâmetro --tmpdir=<DIRETORIO> ao arquivo cuda_<VERSAO>_linux.run


Recomendo a leitura da documentação para melhor compreensão… Segue link abaixo.

https://docs.nvidia.com/cuda/cuda-installation-guide-linux/index.html

Funcionou, muito obrigado!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.