Bios não reconhece pendrive com linux

Montei um pc novo e fui instalar o xubuntu nele, porém o pendrive bootável não aparece na bios, placa mãe é gigabyte ga-a55-s3p e a bios é a award.
já tentei resetar e vi vários vídeos, um deles falava que os modelos dessa placa mãe tinham suporte ruim à pendrive, porém não tenho leitor de cd/dvd para fazer live cd.
em um vídeo também vi q a bios só suporta ntfs, porém não consigo criar boot linux com ntfs e, como uso debian no meu notebook não consigo tentar pelo rufus (app que o cara usou no video).
Enfim, já tentei boot pelo terminal, woeUsb, UnetBootin e balena Etcher e nenhum funcionou.
Alguem pode me ajudar?

Recomendo vc criar um pendrive com o Ventoy

Nas configurações, aproveite para usar tabela GPT e suporte a secureboot. Depois de criado o pendrive, basta vc copiar o arquivo .ISO de qualquer Distro Linux, Windows etc pra dentro do pendrive que ele vai aparecer no menu de boot.
Lembre-se, Ventoy inicia o boot tanto em legacy como em UEFI, tenha certeza de qual modo vc precisa instalar sua distro/sistema, configure o boot do pc e corra pro abraço!

1 curtida

acabei de tentar com o ventoy mas ainda sem solução…

Veja se tem opção de boot por USB, verifique se a opção FAST BOOT está desativada.
Vc tmbm pode forçar a placa a inciar em modo de seleção de boot, geralmente pressionando F3,F8 ou F10, assim que vc liga o PC.

boot por usb tem, porem em hard disc não aparece o pendrive.
Por boot menu continua sem reconhecer, retornando o erro “disk boot failure, insert the disk boot and press enter”.
Sobre fast boot, não encontrei tal opcao na bios

Desconfio que sua placa suporta apenas boot em modo legacy, se vc não usou o Ventoy que é capaz de iniciar em ambos os modos, sugiro que regrave o pendrive com o programa que vc usou, mas se certificando do suporte a modo legacy.

Estou com o mesmo problema. Placa gigabyte ga-h110tn-m não reconhece pendrive bootavel.
Quero instalar o Ubuntu Server. Já tentei com Ventoy e Rufus. Nada de aparecer a opção.