Faz estes procedimentos que falei.
Memória tem mais de uma?
Se não tiver, leve para um técnico.
Faz estes procedimentos que falei.
Memória tem mais de uma?
Se não tiver, leve para um técnico.
Isso aqui me chamou a atenção, parece ser algum BO de hardware, se tentou mudar o cabo já?
Bom bios e Grub são antes do linux, então não é culpa do linux. mas se seu pc foi pra resolução menor, tem algo errado com a detecção do monitor, já que é ele que passa as informações pro PC
Primeiro ponto a se pensar é no cabo, segundo no monitor, então testa seu pc em outro monitor, até em uma Tv, se não, pode ser algo da placa de video. Seu Processador/placa mãe tem saida de video ? testa neles também
Pode ser ssd ou hdd.
Pode ser o monitor
Pode ser ram
Etc…
O ideal é testar um por um.
Eu sei que computador às vezes é magia, mas ssd, hdd e ram eu deixaria por ultimo pelos sintomas
Tenho duas, mas questão da memória ram não creio que seja. O pior que mesmo eu tendo curso de técnica, nunca me ocorreu isso ![]()
Eu vou ter que pegar um outro cabo hdmi ou testar nas tvs. Que mesmo que a gpu tem entrada dvi eu não tenho nenhum monitor ( na verdade o meu monitor é uma tv/monitor ). E meu processador não tem vídeo integrado, o que no momento seria uma ajuda
Já tentou desconectar ssd para ver se entra na bios?
Isso ocorre se o ssd ou hdd está com defeito
Já fiz esse teste
É um AIO o seu computador?
Ok.
Seu monitor tem como trocar de saída de vídeo , hdmi para vga nas configurações?
Pode ser um tilt
Pois ele perde sinal
Tente trocar manualmente nas configurações
E se tiver um automático de configuração , tente executar
O cabo você já deve ter testado
Outra opção;
Desligue o monitor da energia.
Tecle o botão power de energia por 30 segundos.
Religue na tomada e teste novamente
Isso as vezes é feito em notebook, não sei se monitor pode ocorrer também.
Não é um desktop separado mesmo
Infelizmente minha gpu não tem entrada vga, mesmo meu monitor tendo. Mas pelo meu teste com uma tv mais nova, simplesmente a bios e o grub apareceram. Ou seja, meu monitor é mais velho que a tumba de tutancâmon e é isso que possívelmente está dando erro de o linux só não querer reconhecer corretamente o monitor. Vou tentar instalar o windows no outro ssd para testar ultimamente essa teoria. Pois na tv nem precisei usar o comando amdgpu.dc=0 para iniciar o live boot
O sinal de vídeo que é usado durante a BIOS é diferente do sinal após o carregamento dos drivers da placa de vídeo. Nessa fase de inicialização, não importa os sistema operacional.
Se você conseguiu perceber que entrava na BIOS e saía, mesmo sem vídeo, então ficou claro que não era outro problema de compatibilidade de hardware, descartando problema de memória ram ou dispositivos periféricos ligados ao computador.
Havia a opção do vídeo da BIOS estar indo para outra placa de vídeo, como a integrada. Porém seu processador não tem vídeo integrado. Poderia também acontecer do vídeo estar em outra saída da placa de vídeo, como por exemplo na saída hdmi em vez da dvi, ou vice versa. Isso é mais difícil de acontecer pois a placa consegue detectar quais monitores estão ligados mesmo durante essa fase inicial. Se fosse o caso de haver dois monitores ligados, poderia estar dando o vídeo no outro (eu tenho uma TV que mesmo desligada, a placa fica detectando como ligada).
Exauridas essas opções ficou mesmo em problema de hardware, seja na placa de vídeo, cabo ou monitor. Felizmente trocando o monitor pela TV você conseguiu acesso à tela, mostrando que realmente o monitor que está com problema. Seu monitor tem entrada VGA, possivelmente mais de 10 anos de bons serviços prestados.
Meu veredito é problema de hardware com o monitor, poderia testá-lo em outros computadores pra ver se realmente ele parou de funcionar no modo texto 80 colunas. Pela idade, nem vale a pena mexer. Aproveite para comprar um novo monitor enquanto não precisa mexer na BIOS e ficar movimentando o PC ou a tb pela casa, ainda aumentando a chance de acidente com o equipamento que funciona.
Sim o problema é o meu monitor pelo que percebi. Depois de algumas belas horas, consegui dar boot do windows para testar e até fiz a atualização da bios. Na tv de suporte, utilizei a entrada de hmi arc ( o cabo não mudei ) talvez é o que ajudou aparecer a bios
.
Testando o áudio e resolução estavam perfeitos na tv de suporte, porém quando eu mudava para meu monitor ( lg flatron m1950a) a resolução alterava e o áudio não saia mais por ele. Infelizmente não tenho como testar esse meu monitor em outro dispositivo. E realmente vou ter que ir usando no estado que está até conseguir outro monitor. Obrigada a todos ![]()
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.