Bios não aparece ( tela preta ) e nem GRUB AMD RX 570

Primeiramente como minha placa é uma AMD, venho utilizado o amdgpu.dc=0 para ele inicializar o vídeo ( perdendo o áudio do monitor ) e desde que eu fiz a instalação não fiz nenhuma alteração acerca disto no meu desktop. Eu estava em dual boot e precisando de mais armazenamento apaguei o windows e corrigi o boot com um live usb. Tudo certo até o momento. Porém, em uso o computador simplesmente mudou a resolução sozinho ( é 1360x768 e foi para 1024x768 ). Mas isso até corrigo usando o xrandr. Mas pior que isso é ele não aparecer mais a logo de bios no começo e nem mais o GRUB ( após corrigir o boot ele ainda estava aparecendo ). E mesmo usando o comando sudo systemctl reboot --firmware-setup ele fica a tela preta e só aparece quando está já na tela do zorin. Eu já reseitei a CMOS, já dei hard reset no jumper e nada. Fazendo o teste apertando o delete na hora de boot, eu percebo que o teclado e mouse realmente ligam e se eu aperta f10 que é para sair da minha bios ele só prossegue o boot. No windows em questão de bios sumir nunca havia me ocorrido, só a placa de vídeo em questão de driver como ela é mais antiga sei que não tem jeito mesmo de melhoria. Ah claro, agora tentei instalar os drivers da AMD pelo site deles só para ver se muda algo. Mas nada também. Minha preocupação maior é se brickar o sistema e eu não conseguir acessar a bios.

inxi -G
Graphics:
Device-1: AMD Ellesmere [Radeon RX 470/480/570/570X/580/580X/590]
driver: amdgpu v: kernel
Display: x11 server: X.Org v: 21.1.11 with: Xwayland v: 23.2.6 driver: X:
loaded: amdgpu dri: radeonsi gpu: amdgpu resolution: 1366x768~60Hz
API: EGL v: 1.5 drivers: kms_swrast,radeonsi,swrast
platforms: gbm,x11,surfaceless,device
API: OpenGL v: 4.6 compat-v: 4.5 vendor: amd mesa
v: 25.0.7-0ubuntu0.24.04.2 renderer: AMD Radeon RX 570 Series (radeonsi
polaris10 ACO DRM 3.61 6.14.0-37-generic)

1 curtida

Já tive um problema parecido.

Solução

Desativar o secure boot

Ocorreu recentemente depois que as chaves do secure boot ficaram desatualizadas ano passado na bios

Ou

Tecle a tecla f12 para aparecer o menu da bios e vai em setup bios

Acho que é isso

Então, esse é o problema. Não dá vídeo na hora da bios. Ou seja eu não consigo ver a bios mesmo se eu apertar o botão correspondente para entrar na minha bios. E meu secure boot já estava desativado antes de eu fazer o hard reset da CMOS

A bios não aparecer , não tem nada a ver com sistema.

Já tentou pelo menu do sistema: grub, systemd-boot etc….?

Já tentou pelo f12?

Qual a placa-mãe?

Você pode tentar resetar, tirando a bateria da placa-mãe por um 10 segundos.

Coloque novamente e inicie bios.

Então o menu do grub desapareceu. Quando ele boota, ele só aparece já na tela do zorin e mesmo eu apertando o delete ( no caso de minha placa ) não entra na bios. Pesquisando alguns falavam para apertar o Esc ou Shift no grub ( mas nada ). Minha placa é uma B450M PRO-M2 MAX (MS-7B84)

Ah, já fiz todo o processo de hard reset. Passou a noite inteira sem a bateria cmos, já fiz o procedimento com jumper também direto na placa mãe

Qual o sistema?

Ubuntu, mint, etc…

Estou no zorin os

Pode tentar forçar a bios.

Desconectando o ssd ou hdd

Veja se entra na bioa

Já tentei também :sweat_smile: . Ele até dá sinal que entra na bios, porém o vídeo não aparece

Entrei no site da placa e parce que tem atualização da bios

https://br.msi.com/Motherboard/B450M-PRO-M2-MAX/support

Talvez seja necessário atualizar a bios

Recomendo levar para um técnico.

Qualquer problema pode danificar a placa

TítuloAMI BIOS

Versão7B84vAO1(Beta version)

Data de Lançamento2025-09-16

Tamanho do arquivo17.30 MB

Parece ser placa nova

Veja se tem garantia.

Eu até cogitei a questão de atualizar a bios. Esse desktop inteiro já é usado ( talvez já tinha dado esse problema anteriormente, quem sabe ) . Mas agradeço pela ajuda :folded_hands: , assim que eu puder levar para um técnico para atualizar a bios estarei fazendo

Eu tive algo parecido quando resetei a BIOS da minha placa (uma B560M) Não dava vídeo na minha placa de vídeo e o meu processador tem vídeo integrado. O que fiz foi colocar o cabo HDMI na placa-mãe para usar o vídeo integrado.

E tipo, quando você faz o hardreset, às vezes parece que travou e fica em uma tela preta sem vídeo, mas não está travado (eu achei isso com a minha) e deixei na tela preta e demorou uns 5 mim para sair da tela preta e fez o boot normalmente. Depois a maquina deu boot sozinha e o que eu fiz foi entrar na BIOS e reconfigurar os meus profiles da memoria, boot e desabilitar o vídeo integrado

1 curtida

Ia sugerir isso também, passei por algo parecido na minha máquina anterior. Acontecia dessa tela preta com frequência, depois de tentar de tudo quando coloquei na entrada de vídeo integrada deu certo. Porém no meu caso o problema era a Bateria CR2032 descarregada, assim a bios perdia as configurações de tempos em tempos.

O outro problema é que meu processador ( ryzen 3 3100 ) não tem vídeo integrado. Aí dependo apenas da gpu mesmo

Cogitei a ideia da bateria ter morrido. Troquei por uma nova e fiz o reset, mas mesmo assim a bios não aparece

Quanto tempo vc deixou na tela preta?

No caso deixei 10 minutos na tela da bios. Gravei basicamente o que ocorre (Tela preta, logo placa mãe nem bios aparecem)

Eu acho que só atualizando a bios mesmo.

Contudo nem bios está entrando.

Teste a memória RAM, se tem mais de uma

Desconecte o ssd ou hdd para ver se entra na bios

Se funcionar, troque o cabo sata.

Se mesmo assim não aparecer a bios. Pode ser placa ou cpu

E a minha placa atualiza a bios, apenas entrando nela. Ou seja, estou basicamente presa