Olá pessoal, Comprei uma RX 580 a uns 6 meses do Aliexpress e só recentemente ao comprar um novo jogo percebi que a perfomance dá placa estava estranha, Ao olhar benchmarks na internet percebi que a minha RX 580 estava com uma perfomance diferente das outras RX 580
Ao pesquisar mais descobri que a minha placa estava com bios de mineiração(ou pelo menos acho que é isso) ao olhar esse vídeo em específico
Percebi que eu posso trocar a bios dela porem todas as ferramentas que ele usa são exclusivas para windows, Alguém conhece as ferramentas alternativas para que eu possa fazer isso no Debian?
Outra dúvida que surgiu também ao ler na internet é que no Linux não precisa fazer biosflash quotando a frase original
“In theory, you should not need to flash the bios if you use the Kernel drivers for the RX range [which by the way with most distributions should automatically load when make your installation]”
Eu realmente preciso dar Flash na bios ou teria como eu “liberar” a perfomance da placa configurando o driver?
Eu pessoalmente nunca mexi com essa parada de Biosflash nem overclock, Porem sinto que fui enganado ao comprar essa placa da aliexpress e to tentando reverter o prejuizo
Alguém poderia me dar uma luz por favor? To mais perdido que cego em tiroteio.
Print do meu CPU-X, Creio que a versão do mesa está errada, Pois jogando na steam ele me reporta como Mesa 22.3.6
O CPU-X está usando o Mesa via Flatpak, que é bem atualizado. Se usar o Steam Flatpak também vai usar o Mesa mais atual, o que é melhor para AMD GPU inclusive…
Tem esse script que ainda é mantido pelo AUR no Arch.
$ yay amdvbf
1 aur/amdvbflash 4.104e-1 (+10 0.63)
AMD vBIOS flash utility
==> Pacotes para instalar (ex: 1 2 3, 1-3 ou ^4)
Porém, investigue bem se a nova BIOS é compatível, pois você pode danificar sua placa.
Lembrando que flashei uma BIOS atualizada da propria placa .
Algumas marcas chinesas fazem modificações para parecerem melhores do que realmente são, então tenha muito cuidado.
Com essa ferramenta eu consigo fazer backup da Bios original?
Pois li que caso dê problema eu consigo restaurar a bios original com outra placa de vídeo, Eu tenho minha antiga RX 550 guardada.
E atualmente uso debian, como posso usar esse script?