Bios da placa mãe voltando a configuração de fábrica

Minha placa mãe é uma ASUS M5A78L-M PLUS/USB3, neste ano ela vem dando um problema muito peculiar, embora funcione normalmente. Toda vez que desligo meu computador na tomada, sua bios volta para a configuração de fábrica, com data e hora erradas (geralmente uma data de 2001), e isso faz com que meu sistema também fique assim. A questão da hora no sistema não é realmente um problema, já que posso usar o ntpd ou outras alternativas.

Algumas fotos de como é a interface da bios:

Tive esse problema num notebook e só consegui resolver trocando a bateria da placa mãe, aquela que parece uma pilha, acho que chama pilha CMOS.

1 curtida

Aqui em casa é pilha CR2032.
E é pilha mesmo, bateria é quando é um conjunto de pilhas.

Eu não estou sabendo de nenhuma mobo que use pilha diferente desta, a sua creio que é a mesma.

Essas pilhas é daquelas descartaveis, elas não recarrega, então não adianta você deichar seu pc na tomada.
É o jeito é trocar por outra mesmo.

Se vc mesmo for trocar não inverta a polaridade, memorise como a pilha desgastada esta na mobo e coloque a nova na polaridade igual.

1 curtida

Parando pra pensar faz muito sentido, deve ser mesmo. Obrigado, vou comprar uma nova e testar

Deve ser mesmo, vou comprar uma nova e testar

Certamente é a bateria mesmo.
Só trocar que resolve.