Quanto à versão, não se preocupe, assim como o Manjaro ela é RR, é só manter atualizado.
Vale à pena dar uma passada no fórum deles. Tem muita informação.
E eu também estou ansioso por uma review do Dio.
Eu vi nas noticias do google que tem um dev arrumando as entradas de header do kernel etc pra limpar o kernel e estabelecer um modelo aonde o proprio kernel utilize uma estrutura que evite conflito e duplicidade de arquivos de dependecias. Isso seria show de bola acredito que o sistema ficaria um pouco mais estavel pra nos reles mortais.
E vou falar nesse processo eu utilizei bastante coisa ja rodei hackintosh liso chromeOS android minuetOS( SO feito em assembler) slack windows todas as versoes.
Com o arch to no paraiso meu rei. até que enfim uma maquina esperta e estavel eu tava ficando louco ja.
Agora rodo CS-GO a 30fps left4dead2 a 40fps logico com configs modestas massssssssssssss a pergunta que nao quer calar.
Para um Ideapad 320 de 2017
i3 6º geração
4GB RAM
ssd kingston 500
GPU Intel HD520
Não ta bom?
Detalhe importante adicionei os repositorios chaotic-aur flatpak e suporte a snap alem dos repos community e blackarch para pentest. todos os problemas de dependencias assinaturas PGP etc consegui resolver com uma leitura suave sem muito stress. o pacman só é chato pois para procurar os apps é mais enjoado mas agora com yay e pamac ta Méqui
Nao me recordo vou rever os episodio do linus pra ver mas muito provavelmente resolveu sim tem ate uma bigstore com sugestoes ja prontas de essencias pra instalação e quando pesquisa por algo ele procura nos repositorios normalmente tudo versos tudo que testei desde a instalaçao até o momento que digito aqui o SO me surpreendeu de verdade eles juntaram partes de diversos ambientes de trabalho.
A base é KDE porem procurando facilitar a vida do usuário tomaram cuidado para que por exemplo vc vai configurar o som ou rede eles puxam interface do gnome app gnome manja por ser mais simples e intuitivo para o user.
Tomaram cuidado pra nao anular o padrão pra quem goste do KDE como eu.
O sistema ta bem completo pra todos os gostos.
Estou recomendando fortemente alem de pelo que me parece o ARCHLinux ainda vai crescer muito principalmente por ter sido escolhido como base pro SteamOS e Steamdeck manja?
Os debians redhat e outros que usam pacotes proprietarios se perderam nas pernas ao meu ver Ficou poluido e realmente caotico.
Arch sempre é arch pelo que entendi e adorei ele usar todos os pacotes como tar.gz alem de toda instalacao ser compilada makepkg -i pra criar a instalacao ou -si pra compilar ja instalar e nao dar dor de cabeça se tiver algo errado recebe aviso o commit nao altera nada vc resolve repo deps e keys depois roda de novo olha que simples.
Comecei com o Big Ubuntu mas já passei pro Big Manjaro, visualmente quase não tem diferença, más quando você começa a usar o sistema, percebe diferença de performance e outras melhorias.
A loja é muito boa e o suporte deles é show. Sem fajalar que neste você tem 4 temas para a área de trabalho. Se gosta do ‘janelas’ tem dois, se gosta do padrão Gnome teme se gosta da doc estilo Mac, tem também. Isso é liberdade.
A equipe do Bruno está de parabéns.