Big Linux: passei 30 dias utilizando essa distro brasileira

Big Linux: passei 30 dias utilizando essa distro brasileira - Diolinux

O Big Linux é um sistema operacional brasileiro bastante conhecido pela comunidade e no artigo de hoje, vou falar um pouco sobre minha experiência após 30 dias utilizando-o em minha máquina.

15 curtidas

Conheci o BigLinux em 2019 pelo @Sparky mais conhecido como Faísca! Fiquei impressionado que uma única pessoa tinha criado e mantido um distro brasileira desde 2004, e que o Faísca usava já a algum tempo como seu sistema principal em seu computador e que não deixa a desejar em nada dos sistema operacionais mais populares, e que o desenvolvedor morava na mesma cidade (Brasília-DF) e que o conhecia. Na época ele me falou que eu poderia contribuir com o projeto, mais como não era muito entendido sobre o assunto, e não me interessei. Então na pandemia em casa de quarenta resolvi conversar com o Faísca e ele me falou novamente sobre o BigLinux então resolvi entrar nos grupos e instalar, e fiquei mais impressionado com a evolução, que já estava mudado para a base Manjaro. O Bruno Gonçalves conhecido como @BigBruno, estava no grupo de Telegram e me ofereci para contribuir sem saber como poderia ajudar, pensei ajudar com os layouts, ele me relatou que o
@BarnabédiKartola que era um dos DEVs e que tinha muita vontade de melhorar o visual então comecei a interagir mais com o BigLinux desde então venho contribuindo nas horas vagas no projeto, hoje ele é o meu sistema principal no meu Notebook Gamer da Dell e no meu MacBook Pro. Aguadeço a todos da equipe do BigLinux pelo trabalho e desculpe qualquer coisa! he he Sucesso!

7 curtidas

Parabéns. kkk

image

7 curtidas

O Big Linux, derivado do Manjaro, é a prova que o problema dos Arch like não é nem ser RR nem Bleding Edge é a forma que o usuário monta o sistema

6 curtidas

Desculpa mas eu só queria responder o post em si, se te marquei foi sem intenção

1 curtida

Conheço o Big Linux do tempo do Kurumin, quando ele ainda usava kde 3 e seus maravilhosos efeitos de tela (que tem até hoje). Atualmente (neste ultimo domingo) migrei para o Big Linux base manjaro, já estava pretendendo fazer isso mas o que me forçou a migração foi o problema de travamento que tinha com o ubuntu 21.10 e com a atualização para ubuntu 22.04. A nova versão do ubuntu trava na inicialização com o meu computador, mesmo na atualização quanto no pendrive, Porem ao migrar para o Big Linux meu computador funciona bem, já estou adequando os aplicativos que usava no ubuntu para usar nele. Por pouco tempo de uso estou gostando muito do desempenho. Mesmo ainda sendo beta estão de parabens.

6 curtidas

Em 2011 eu dei aula com o Big Linux, nem lembro a versão. Os alunos estavam com dificuldade em se adaptar com o Satux (ou era o Insigne?), mas com o Big, foram de boa.

6 curtidas

Aqui em casa, BIG LINUX é uma das instalações mais usadas pelo meu filho de 11 anos de idade.
A beleza e leveza impressionam, principalmente porque mostra que o KDE pode ser configurado de forma elegante e delicada.
ADORO!

9 curtidas

O trabalho de interface do BigLinux é soberbo!

Não o tomei como distro de dia a dia justamente porque pulou da base Ubuntu para a Manjaro.

Acho o Manjaro sensacional (como também o Arch vários dos sistemas nele basead0s). Mas, para meu dia a dia, prefiro distros de base LTS, Debian ou OpenSUSE Leap.

4 curtidas

Que coincidência, recentemente eu instalei o Big Linux pra testar pois eu lembro de ter experimentado pela ultima vez a quase 10 anos atrás e naquela época o sistema era bonito e completo, e daí vem esse post falando justamente sobre ele.

Instalei ontem e minha opinião quanto ao sistema é muito boa, não sei se é doidera minha mas a comunidade BR em seus projetos de distribuições Linux se preocupam em trazer ao usuário um ambiente familiar pra quem sempre usou Windows, além disso a comunidade daqui se preocupa em ter um sistema AIO para quando alguem instalar o sistema o mesmo tenha aplicativos que certamente o usuário vai precisar.

Antigamente o biglinux vinha com muita coisa, incluindo o Wine, e parece que atualmente o sistema não é tão recheado assim, mas mesmo assim comparando com outras distros ele vem com algumas coisinhas a mais, tipo o lutris que ja vem disponivel.

Outra coisa incrível é como a equipe foi abrangente em escolher uma base que conta com pacotes oficiais, de usuários (AUR) e ainda por cima, graças ao PAMAC, contando também com os pacotes do flathub. Pra mim a ideia é que no Big Linux você tenha todas as opções para ter seus apps, diferentes de outras distros que só oferece apps em repositorios oficiais e que exclui apps adicionais que não fazem parte.

Espero que no futuro exista flavours alternativos, KDE é bonito mas mesmo assim prefiro a interface do cinnamon.

Me deixa feliz que distribuições brasileiras como essa continuam existindo.

6 curtidas

Não conheço, vou instalar pelo vm para ver como é.

1 curtida

Gosto do KDE.

1 curtida

Pelo que consegui ver do texto, o Big Linux aparenta ser mais fácil de se utilizar que o Manjaro. Não falando mal do Manjaro (nem do Arch), mas eu acho o Manjaro meio chatinho de se utilizar. Nas vezes que testei, achei um pouco confuso, mas também notei que ele entrega um desempenho muito bom no hardware que testei (numa WM no meu notebook principal, Core i7-8550u, 8 GB DDR4, MX130 e HD de 1 TB). Agora fiquei com vontade de dar uma olhada na distro. Agora é aprender um pouco os comandos no terminal do Arch, eu prefiro gerenciar atualizações pelo terminal (mais prático).

3 curtidas

Eu diria que é, porque o BigLinux está com a interface “montada” com muita atenção e cuidado, e chega a ser mais amigável que Linux Mint e Zorin.

Mas o Manjaro não deixa de ser um sistema de fácil uso.

4 curtidas

O Big Linux foi a primeira distribuição que utilizei. Isso foi em 2010, muitos anos atrás.

Na época eu o utilizava em um PC que havia comprado no centro de SP que era bem fraco e funcionou perfeitamente o Big Linux.

Depois com o tempo fui testando outras e usei muito o UBUNTU 10.10 (O ultimo com gnome 2), depois utilizei o Xubuntu, ubuntu Mate e atualmente utilizo o LINUX MINT XFCE. Porém nunca esquecerei o bom e velho Big Linux.

3 curtidas

Faz um vídeo pra nóis com um benchmark daqueles, claro se der tempo. abço.

3 curtidas

O SlackJeff de uma boa olhada no novo BigLinux, num vídeo ÓTIMO para conhecermos, de primeira, as qualidades do sistema. Lindo e muito funcional!

3 curtidas

Instalei e curti bastante mas a minha máquina não se deu bem com ambiente do manjaro e do kde, realmente ela só de da bem com o ambiente mate ou cinnamon, tanto que só to usando mint, esperando oportunidade de comprar outro pc mais evoluido para usar outras distros.

3 curtidas

Tem que ter um video novo no canal sobre essa distro, tem evoluído bastante e sendo melhor que muitas distros grandes lá fora, incluído o próprio Manjaro…

2 curtidas

Entre idas e vindas, parece estar mais viva do que nunca, além, de ser a distro brasileira mais antiga em atividade. Está de parabéns, principalmente porque, parece que agora começou uma nova etapa.

2 curtidas