Big Linux ou OpenSuse?

Estou em uma busca para escolher uma distro, por isso resolvi participar do
Distrochooser e saiu o mais indicado OpenSuse. Até aí tudo bem quando descubro o Big Linux essa dúvida se instalou na minha mente. Os critérios que busco para a distro são:

• Poucos problemas com drives;
  • Leve;
  • Rode jogos com facilidade;
  • Facilidade de inserir o theme Mac OS;
  • Descomplicado a ponto pessoas com pouca familiaridade conseguem usar e ter boa experiência.

ps: Nunca usei linux apenas estou me baseando nos vídeos da comunidade.

1 curtida

openSUSE é uma distro mais enjoada para quem vai ter seu primeiro contato com Linux ou se considera leigo quanto a tal assunto. Eu adoro a distro por oferecer ferramentar mais “enterprise”, enquanto a proposta do Big Linux é ser mais user friendly mesmo.

Isso vai depender do seu hardware, se tiver placa Nvidia, as duas distros serão enjoadas com isso, por se tratarem de distros com foco em Kernel mais recente possível (no escopo do openSUSE, a versão Tumbelweed no caso);

Big Linux usa por default Plasma, openSUSE você pode usar Gnome (mais pesado), Plasma (intermediário) ou XFCE (leve como uma pena);

Se você for prioriozar pela Steam, tanto faz. Jogos da Epic podem ser facilmente instalados pela Heroic Games Launcher (rodar são outros quinhentos) e EA Launcher você pode instalar pelo Bottles de forma bem simples, visto que existe já um script dentro do próprio programa que basta apertar um botão;

Escolhendo o habiente Plasma acaba sendo o mais tranquilo de se personalizar, pois existe uma ferramenta gráfica pelo próprio gestor de configurações que permite instalar temas, pacotes de ícones, etc;

5 curtidas

Na questão de ser seu primeiro contato com Linux, fique longe do openSUSE. Eu uso a versão Tumbleweed como padrão no meu sistema há mais de dois anos, mas isso porque eu já me acostumei na forma como o sistema funciona. Ele é um Linux bem raíz, significa que ele não tem “facilitadores” para usuários novos. Mas o ponto positivo é que se você aprende a usar ele, você usa qualquer distro Linux.

Então só resta o Big Linux, certo? Mais ou menos. O Big Linux é muito bom. Eu já fiz contribuições para ele e já cheguei a conversar com os desenvolvedores. Ele é bem completo e vai facilitar muito da sua primeira experiência com o mundo Linux mas talvez até um pouco demais. O gostoso de mexer com Linux é aprender como as distros funcionam. Se o foco é fazer o que fazia antes no Windows ou no Mac, então eu sugiro permanecer nesses. Agora se a idéia é explorar o mundo Linux, há outras possibilidades que recomendo testar também mas com critérios bem específicos:

• Interface de Usuário
  • Gerenciador de Pacotes
  • Kernel (Núcleo) do Sistema

Tudo o que você falou, sobre a questão de drivers, se o sistema é leve ou não, se roda jogos com facilidade, facilidade de botar o tema do Mac e descomplicado para novatos, tudo isso pode ser atingido com um bocado de sistemas operacionais.

O Big Linux foca na experiência com o KDE Plasma, que é uma interface de desktop bem popular mas não é a única. Para o tema do Mac OS e usabilidade similar ao do Mac, existem opções já prontas, além do Big Linux, como o Zorin OS, Ubuntu MATE, Elementary OS e até o próprio Fedora. Desses, o mais leve é o Ubuntu MATE. E o Ubuntu é bem popular, então a grandíssima maioria de tutoriais que existe na internet, é para o Ubuntu.

Ser leve é algo relativo, afinal vai depender da capacidade do seu computador. No geral, as distros com interface MATE, XFCE e LXQt são as mais leves, embora podem não ser as mais bonitas, salvo algumas exceções, como Zorin OS Lite. Outras coisas que pode afetar a “Leveza” é os programas embarcados no sistema. No grande geral, as distros colocam o essencial e algumas conveniências, como é o caso do Ubuntu. Zorin OS Lite tem umas conveniências extras e que pode te ajudar nessa jornada, como a facilitação de instalação dos programas Windows.

Rodar jogos com facilidade vai depender muito de onde você quer instalar o seu jogo mas, na grande maioria dos casos, não vi um que não pode ser resolvido pelo Lutris. Ele é uma central de jogos onde ficam listados todos os seus jogos instalados e também facilita a instalação de vários deles. Mas a Steam também facilitou e muito a instalação de jogos no Linux, então se tiver esses dois, você deve estar bem preparado.

Facilidade de inserir o tema do Mac OS, infelizmente, não vai ter. Você vai ter que acabar baixando um arquivo com o tema, dependendo da interface de desktop da sua distro. Se for as com Gnome, também vai ter que ativar algumas opções nas extensões para ter a aparência completa. Se for com KDE Plasma, vai ser um pouco mais fácil, já que dá para instalar direto das configurações, embora pode ter alguns bugs no caminho. Mas que dá para fazer, dá. Só não é questão de apertar um botão. São no mínimo uns dez botões, se você me entende.

Descomplicado para novatos, eu também acho isso muito relativo, porque vai depender do que você já está acostumado. Mas pelo menos tem muitas ferramentas embarcadas em distros como Big Linux, Zorin OS e outros. Não estou incluindo o openSUSE aqui porque, honestamente, só o instalador dele já é hostil demais para novatos, embora o sistema seja um pouco mais amigável, mas não tanto como os que eu já citei.

Enfim, espero que tenha ajudado um pouco. Qualquer coisa, pode mandar uma pergunta que eu vou ajudar como puder.

4 curtidas

Os colegas acima já devem ter respondido todas as suas perguntas e ainda mais. Só queria te dizer para não ter medo de ir em frente, algumas soluções de possíveis problemas podem parecer muito “assustadoras” para quem nunca teve nenhum contato com o Linux, eu mesmo já vinha tendo vontade de abandonar o windows há muito tempo, mas sempre desistia por achar que talvez fosse complicado demais, só agora tive coragem de vir pro Linux, e na moral, não quero voltar para windows nunca mais.

As coisas podem até parecer complicadas, mas não são, tem muitos tutoriais por aí e você vai se divertir no processo de aprendizagem. Cheguei no Linux tem pouco tempo e no geral a experiência tem sido ótima.

2 curtidas

Para quem nunca usou Linux eu só recomendo o Ubuntu ou distros baseadas nele. Os principais motivos para eu recomendar o Ubuntu para novatos:

• Tem interface gráfica para tudo, então você só usa o terminal se quiser;
  • Muito estável se você usar a versão de suporte a longo prazo;
  • A tendência é tudo funcionar de cara. Não tem aquela coisa de você precisar pesquisar por aí como instalar drivers (provavelmente o Ubuntu é a distro que tem o melhor suporte a drivers de hardware proprietário), codecs ou qualquer outra coisa que você precise para seu sistema funcionar normalmente;
  • Caso você venha a ter problemas com a distro, há todo tipo de informação sobre o Ubuntu por aí, afinal de contas o Ubuntu é a distro mais popular. A comunidade dessa distro é enorme e solícita;
  • Todo software que existe para Linux leva o Ubuntu em consideração primeiramente. Se o software roda em Linux, você não terá problemas para fazê-lo rodar no Ubuntu;

Se você quisesse algo mais parecido com o Windows, eu recomendaria o Kubuntu ou o Linux Mint, mas como você quer algo mais parecido com o macOS, eu recomendo o Ubuntu Budgie. Olha a review do Dio sobre o Ubuntu Budgie:

Entre as duas opções que você deu, eu gosto bem mais do openSUSE, mas para um novato eu desconfio que o Big Linux dará menos dor de cabeça.

O Manjaro, que é de onde o Big Linux deriva, tem um ótimo suporte de hardware e tende a ser bom para jogos por ter os pacotes nas versões mais recentes.

Não é todo software que tem um meio de instalação para o openSUSE. Aliado a isso, o repositório do openSUSE é relativamente pequeno. Duas coisinhas chamadas snap e flatpak podem te ajudar a instalar vários programas, mas nem tudo você encontrará em snap ou em flatpak, principalmente se for um aplicativo de terminal.

O instalador do openSUSE é poderoso, mas é um pouco desafiador para quem não é acostumado com ele.

Por padrão o openSUSE só instala programas livres e de código aberto. De cara você precisa adicionar um repositório de terceiros chamado Packman para instalar codecs proprietários.

O openSUSE Leap é meio ruinzinho para jogos. O openSUSE Tumbleweed é bom para jogos, mas eu não acho uma boa ideia um novato começar por essa variante. Eu também não acho o Tumbleweed muito legal para quem usa drivers da Nvidia.

Se isso fosse critério então o suse ganharia de qualquer um pelo yast. O que o ubuntu tem de gráfico é o que qualquer gnome tem.

O yast é uma ferramenta enterprise, não é uma ferramenta pensada para ser amigável a iniciantes.

O ubuntu tem programa GUI amigável para gerenciar repositórios, instalar drivers etc. O Linux Mint é a distro mais fácil de se usar de todas por ter até ferramentas pensadas na manutenção do computador.

Usa o BigLinux e viva a experiência depois diga o que achou!

A rapaziada ai é de boa para ajudar.

Olá @spec, tudo bem contigo?

Já experimentou colocar os dois em um live pendrive e usar por algum tempo dessa forma para ver qual experiência te conquista mais?

:vulcan_salute:

1 curtida

É, mas o leap também tem essas coisa e tem coisas úteis no yast que você teria que fazer pelo terminal no ubuntu - em especial as paradas ligadas a redes além de ser um bom gerenciador de pacotes. Isso é mais um defesa do suse do que um ataque ao ubuntu, ao mesmo tempo que meu principal ponto é que não é algo que seja possível encontrar grandes diferenças entre as distros a menos - na real, hoje em dia até o arch faz a parada de verificar atualizações por padrão a depender da de que tu instala.

O pessoal do mint tem mesmo uma noção muito boa, do que é importante e o que não é num desktop - não atoa eu acho o cinnamon a melhor/mais equilibrada interface atualmente em termos de funcionar como deve, não ser pesada, ter tudo o que precisa ao mesmo tempo que segue um certo minimalismo.

Sem meme, o que o leap precisa mesmo em minha opinião é de um banho de loja pra ficar mais bonitinho. Usar um tema mais moderno e tals - a versão com gnome é ok por ser basicamente o padrão.

1 curtida

Antes de discutirmos sobre as diferenças entre as distros para os novatos, precisamos nos perguntar qual é o nível de intimidade que o usuário tem com a tecnologia. Se o usuário tiver intimidade com tecnologia e se ele estiver bem disposto a aprender coisas novas, ele não terá grandes dificuldades com qualquer distro mainstream. Entretanto, ainda acho o lado Ubuntu mais amigável a novos usuários, principalmente se tratando do Linux Mint.

Para mim essas coisas que você citou não se aplicam a um usuário inexperiente. Que configuração de rede um usuário comum fará? O Yast não é coerente para um novato tanto em visual quanto em número de funcionalidades. Que fique claro que eu concordo que o Yast é uma maravilha do Linux, mas a natureza dele é enterprise, então a pessoa precisa ser no mínimo um usuário com um pouco de vivência no Linux para passar a gostar do Yast. O Snapper é outra coisa fantástica, mas ele também não é usado por quem não tem um pouco de vivência.

Como estamos falando apenas de interface gráfica aqui, não entrarei em outros aspectos que fazem a diferença entre o Ubuntu e o openSUSE.

Nessa parte eu concordo 100% com você. Tudo que o Linux Mint traz é coerente para um usuário inexperiente, e por isso eu sempre acabo o recomendando para quem usou Windows a vida toda.

Concordo com você, mas ao mesmo tempo discordo. Duas coisas que fariam uma boa diferença no openSUSE: o Yast seguindo o tema da DE e sendo melhor organizado; e uns papéis de parede bacanas. Tirando essas coisas, o KDE Plasma do openSUSE é MUITO bom, e eu até digo que é o melhor KDE que existe. Um detalhe: um usuário de Windows se sentiria mais confortável no KDE.

Nada é mais bonito do que o Gnome (principalmente da versão 43 em diante), mas ele tem um potencial muito grande para desagradar quem é acostumado com uma experiência tradicional de desktop. É por esse motivo que a Canonical modifica o Gnome do Ubuntu.

Estou pensando nisso. Obg pela sugestão.

Vlw por todo mundo por todo mundo me esclarecer sobre as distros. Cheguei a conclusão que usarei o Big Linux no momento.

1 curtida