Na questão de ser seu primeiro contato com Linux, fique longe do openSUSE. Eu uso a versão Tumbleweed como padrão no meu sistema há mais de dois anos, mas isso porque eu já me acostumei na forma como o sistema funciona. Ele é um Linux bem raíz, significa que ele não tem “facilitadores” para usuários novos. Mas o ponto positivo é que se você aprende a usar ele, você usa qualquer distro Linux.
Então só resta o Big Linux, certo? Mais ou menos. O Big Linux é muito bom. Eu já fiz contribuições para ele e já cheguei a conversar com os desenvolvedores. Ele é bem completo e vai facilitar muito da sua primeira experiência com o mundo Linux mas talvez até um pouco demais. O gostoso de mexer com Linux é aprender como as distros funcionam. Se o foco é fazer o que fazia antes no Windows ou no Mac, então eu sugiro permanecer nesses. Agora se a idéia é explorar o mundo Linux, há outras possibilidades que recomendo testar também mas com critérios bem específicos:
- Interface de Usuário
- Gerenciador de Pacotes
- Kernel (Núcleo) do Sistema
Tudo o que você falou, sobre a questão de drivers, se o sistema é leve ou não, se roda jogos com facilidade, facilidade de botar o tema do Mac e descomplicado para novatos, tudo isso pode ser atingido com um bocado de sistemas operacionais.
O Big Linux foca na experiência com o KDE Plasma, que é uma interface de desktop bem popular mas não é a única. Para o tema do Mac OS e usabilidade similar ao do Mac, existem opções já prontas, além do Big Linux, como o Zorin OS, Ubuntu MATE, Elementary OS e até o próprio Fedora. Desses, o mais leve é o Ubuntu MATE. E o Ubuntu é bem popular, então a grandíssima maioria de tutoriais que existe na internet, é para o Ubuntu.
Ser leve é algo relativo, afinal vai depender da capacidade do seu computador. No geral, as distros com interface MATE, XFCE e LXQt são as mais leves, embora podem não ser as mais bonitas, salvo algumas exceções, como Zorin OS Lite. Outras coisas que pode afetar a “Leveza” é os programas embarcados no sistema. No grande geral, as distros colocam o essencial e algumas conveniências, como é o caso do Ubuntu. Zorin OS Lite tem umas conveniências extras e que pode te ajudar nessa jornada, como a facilitação de instalação dos programas Windows.
Rodar jogos com facilidade vai depender muito de onde você quer instalar o seu jogo mas, na grande maioria dos casos, não vi um que não pode ser resolvido pelo Lutris. Ele é uma central de jogos onde ficam listados todos os seus jogos instalados e também facilita a instalação de vários deles. Mas a Steam também facilitou e muito a instalação de jogos no Linux, então se tiver esses dois, você deve estar bem preparado.
Facilidade de inserir o tema do Mac OS, infelizmente, não vai ter. Você vai ter que acabar baixando um arquivo com o tema, dependendo da interface de desktop da sua distro. Se for as com Gnome, também vai ter que ativar algumas opções nas extensões para ter a aparência completa. Se for com KDE Plasma, vai ser um pouco mais fácil, já que dá para instalar direto das configurações, embora pode ter alguns bugs no caminho. Mas que dá para fazer, dá. Só não é questão de apertar um botão. São no mínimo uns dez botões, se você me entende.
Descomplicado para novatos, eu também acho isso muito relativo, porque vai depender do que você já está acostumado. Mas pelo menos tem muitas ferramentas embarcadas em distros como Big Linux, Zorin OS e outros. Não estou incluindo o openSUSE aqui porque, honestamente, só o instalador dele já é hostil demais para novatos, embora o sistema seja um pouco mais amigável, mas não tanto como os que eu já citei.
Enfim, espero que tenha ajudado um pouco. Qualquer coisa, pode mandar uma pergunta que eu vou ajudar como puder.