Bentoo Linux 1.0 versão αlpha

Hi Folks O/

Depois de pouco mais de um ano e meio finalmente esta saindo a versão final do Bentoo, ele é baseado no Funtoo uma distro Source que não tem ciclos de lançamento, mas acredito que o versionamento é uma forma mais adequada para a organização e planejamento de correções e novas features.

Essa é a primeira release de uma serie de 5 antes do lançamento final, o objetivo do projeto é facilitar o uso de uma distro Source, nesse caso partindo do Funtoo linux, evitando o uso de um livecd pra compilar o sistema, particionar e todo o trabalho para a construção do desktop e ambiente que demoram alguns dias no primeiro momento.

Não vou entrar em detalhes sobre um sistema Source, mas algumas vantagens são a construção dos softwares e no final todo o sistema está otimizado não apenas para o hardware(processador…), mas também com recursos específicos evitando determinadas funções desnecessárias e focando nas essenciais, como remover um codec ou adicionar apenas um especifico.

O Bentoo não é especificamente otimizado para nenhuma microarquitetura de processador, por questões obvias ele tem que ser genérico, mas tem ativo otimizações para as principais e mais recentes instruções ex: (avx avx2 sse2 sse3 sse4_1…), que dão um ‘UP’ na performance já que explora melhor o potencial do processador.

A distro já vem com a última versão do driver da Nvidia instalado, logo não é necessário nenhum tipo de configuração, sendo uma distro pure64, não suporte a libs32 requiridas pelo wine que atualmente são essenciais para jogos, mas já é possível usar a Steam via docker e logo teremos mais opções como Lutris e outros pacotes que dependem do Wine e libs32.

A lista de pacotes ainda não esta definida e é uma das questões que ainda preciso de feedbacks para definir quais os softwares padrões.

Foram construídos 4 versões (Openbox, XFCE, Gnome e Plasma), abordando diferentes ambientes e buscando extrair performance, novos recursos e entregando isso de uma forma mais simples.

Apesar de mais simples essa não é uma distro para usuários iniciantes ou com maquinas muito antigas, funciona bem, mas tanto processadores antigos não vão ter suporte a recursos como o (avx/2, sse3 sse4…) para mais performance, como eventualmente vai ser necessário compilar alguma coisa e isso vai ser muito lento dependendo do hardware e do pacote.

Mas eu fico muito grato se ao menos fizerem um teste apenas com o livecd e enviarem o feedback sobre o funcionamento do sistema ou qualquer detalhe, ajuda muito a melhorar o projeto.

já me alonguei muito, espero que possam testar e por favor enviem um feedback ou façam uma critica.

Agradeço desde já.

Site: https://bentoo.info

Download: Mirror

Sourceforge: sourceforge

Imagens com a versão Plasma do meu Setup:


8 curtidas

Legal! Dei uma conferida no github pra ver os pacotes que ele instala por padrão. Também vi que o .config do kernel é bem completo, bom para o usuário final, usa kernel 5.7 (enquanto o stable do gentoo é 5.4). Mas acredito que kernel seja distribuído no binário também né? Pois vai demorar um bocado pra compilar o kernel com tantos drivers.

Tendo um kernel completo e com o instalador calamares acelera em dois dias a instalação do que instalar o gentoo! KKK

Vou deixar anotado para fazer um teste numa máquina virtual.

1 curtida

Até a versão final será lançado a versão binária do kernel, existem algumas correções a serem feitas, mas no geral esta bem construída.

1 curtida

Boa tarde, enviei hoje o alpha3 do bentoo com o kernel 5.7.6, nvidia-driver-440.100, flatpak e steam-docker mais algumas outras correções. não é necessário instalar, basta apenas iniciar o livecd e enviar um feedback sobre a experiência.

download

https://binhost.bentoo.info/releases/

Bentoo (https://bentoo.info/)

1 curtida

Será que dá par a instalar pacotes gráficamente?
Sem depender do terminal?

Ainda não, pretendo fazer um front para o portage, mas provavelmente vou começar isso final do ano, não é prioridade.

Outra coisa
O vulkan já está is talado por defeito ou vamos precisar de algum tutorial de como ativar o suporte ao vulkan no gentoo?

Vou instalar no virt-manager
E testar

O Vulkan já esta instalado, mas eu ainda não testei em nada que use ele especificamente.

Agradeço.

O Feedback é importantíssimo.

Pretendo também instalar só que em vez de is talar numa vm vai ser como máquina real

O mesmo comportamento da live vai ser o mesmo depois de instalado, se tiver algum problema na live, liste e reporte.

Hi folks.

fiz mais uma atualização agora adicionando alguns drivers de rede wifi da Realtek, o kernel foi atualizado para a versão 5.7.8 e criei uma ebuild pra instalar uma versão binária do kernel chamada ‘bentoo-kernel-bin’.

nesse pacote já vem a imagem do kernel o initiramfs “necessário para o plymouth, luks etc…” e os microcodes da intel e amd “que trazem correções para o processador”, que ficam na pasta /boot e os módulos do kernel e da nvidia que ficam na pasta /lib/modules.

assim não é necessário compilar o source do kernel para atualizar, basta instalar o pacote, o processo demora poucos minutos para baixar e extrair.

também houve atualizações do Plasma Desktop (frameworks, Plasma e apps) e alguns outros pacotes.

Parabéns pela iniciativa, gostei do estilo do site vou instalar a versão Gnome no Virtual Box.

Hi folks.

Lancei o primeiro beta com várias correções.

  • gdm corrigido usando wyaland.
  • xfce atualizado para a versão 4.14
  • kernel 5.7.10, o binário bem instalado e agora com opção de instalar o source já compilado, caso precise.
  • nvidia 4.50.57
  • mesa 20.1.4
  • llvm stack atualizada
    e várias outras.

ainda falta algumas correções principalmente no gnome, mas vou iniciar as alterações de design e instalar o fórum para organizar e documentar as duvidas.

3 curtidas

Poderias criar um novo tópico porque já não é versão alpha mas sim versão beta

Vou criar quando tiver mais implementações significativas.

Blz
Como o fórum não deixa postar menos de 10 letras tinha que escrever qualquer coisa

Esses dias eu olhei de novo seu packages.use e roubei umas boas ideias de lá! Muito agradecido!

Falando de pacotes pré definidos
No Gnome não é preciso o etcher, já nas outras interfaces acho que é preciso o etcher dependendo das aplicações da interface
Bem como o browser que no Gnome poderia vir com o navegador da Interface gnome ou invés do brave
Depois da instalação do bentoo seria uma boa ideia ocultar o calamares