Após um episódio catastrófico no meu setup de trabalho, onde perdi 2 placas-mãe, 2 placas de vídeo e 2 pentes de memória, causado por maresia e umidade (moro em Praia Grande/SP, há 50 metros da praia), resolvi trocar meu setup por um notebook. Meu notebook antigo não sofreu com as intempéries, então investi em uma máquina nova e boa para trabalhar.
Começaram, então, os testes para decidir qual distro colocar. Sou usuário de Linux Mint há bastante tempo, mas a máquina nova me desafiou a explorar alternativas.
## O Teste
Testei 8 distribuições Linux em multi-boot nativo no mesmo notebook (ASUS TUF F16 com Intel Core i5-210H, RTX 3050, 40 GB DDR4 e dual NVMe Kingston), com **exatamente os mesmos apps instalados via script automatizado** e o mesmo conjunto de benchmarks em cada uma. Nada de VM, nada de hardware diferente entre os testes.
**As distros testadas foram:** Nobara 44, Linux Mint 22.3, Zorin OS 18.1, CachyOS, Pop!_OS 24.04, Ubuntu 26.04, BigLinux e EndeavourOS.
## Apps Testados (Workflow PHP/Laravel)
Um script instalava automaticamente o mesmo conjunto de ferramentas em cada distro:
- **Navegador:** Google Chrome
- **IDE/Editores:** JetBrains PhpStorm, VS Code
- **Desenvolvimento:** PHP + Composer, Node.js + npm, Git + zsh, Claude Code (CLI)
- **Containerização:** Docker + Docker Compose
- **Banco de Dados:** DBeaver CE
- **Comunicação:** Slack (Flatpak), ZapZap (Flatpak)
- **Terminal:** WezTerm
- **Outras ferramentas:** Postman, cloudflared
Todos os testes mediram tempo de abertura real até a janela principal aparecer.
## Resultados que me Surpreenderam
- **Ubuntu 26.04 abre o Chrome 2× mais rápido que todas as outras** (10,9 ms vs ~20 ms) — suspeita-se de cache pré-inicializado
- **Pop!_OS ganhou em Docker (222 ms) e Slack (9 ms)** — claramente otimizado para dev
- **BigLinux consome quase 40% mais RAM que o Mint** com os mesmos apps abertos (13,5 GB vs 8,4 GB)
- **EndeavourOS tem userspace de boot rapidíssimo** (4,2 s), mas o boot total passou de 1 minuto por causa do initrd demorado (26,8 s)
- **CachyOS lidera em escrita em disco** (2,4 MB/s) graças ao kernel customizado com BORE scheduler
- **Linux Mint é mais consistente** — não é o melhor em nada específico, mas está bem colocado em quase tudo
## O Documento Completo
Montei um documento bem detalhado com tabelas comparativas, gráficos e metodologia dos testes — produzido com ajuda do Claude Code. Contém:
Especificações completas do hardware
Configuração multi-boot em dois NVMe
Lista exata de apps e ferramentas
Metodologia de benchmark (sysbench, fio, docker, apps reais)
Gráficos de Boot, CPU, Memória, Disco, Docker, Apps Reais
Tabela comparativa com 10 métricas diferentes
Análise detalhada de cada distro
Pode acessar o estudo aqui: Benchmark Multi-Distro Linux 2026 — ASUS TUF F16
## A Decisão
No final, mesmo com todos os estudos e achando o BigLinux e o Pop!_OS muito mais bonitos e fluidos, acabei ficando com o **Linux Mint**. O hábito falou mais alto que qualquer estudo.
Tentei usar o Pop!_OS por uns dias, mas o hábito de anos com Mint — atalhos, workflows, configs — acaba sendo mais produtivo no dia a dia do que aprender uma nova interface, mesmo que tecnicamente superior.
## Recomendação Final
Para um desenvolvedor PHP/Laravel em hardware similar, segundo Claude Code, a recomendação fica entre:
- **Pop!_OS 24.04** — Melhor desempenho em dev, Docker rápido, boot ágil
- **Linux Mint 22.3** — Melhor estabilidade e consistência, equilíbrio geral
- **BigLinux** — Visual polido, bom desempenho, mas consome mais RAM
Mas se você gosta de visual caprichado e tem RAM de sobra, o **BigLinux** é impressionante. Se quer o máximo de performance com Arch rolling, **CachyOS** entrega no disco. E se quer um userspace rápido puro Arch, **EndeavourOS** é solid — só atente ao boot total.