O Batocera Linux é um Linux específico para rodar ROMs de jogos antigos como Atari , SNES , Mastersystem , arcade e outros.
A versão atual é a 31 e tem opção de 32 bits e 64 bits.
Como ele não roda os serviços que distribuições completas os jogos ficam mais fluidos do que usando o aplicativo Jogos do Gnome que tem função semelhante e pode ser baixado em flatpak. Neste último caso , como o computador tem que rodar um ambiente gráfico e vários outros serviços os jogos ficam falhando e precisa de um computador rápido.
Voltando ao Batocera.
Com um pendrive de boa qualidade ou um HD USB você formata e usando um gravador de imagem da sua distribuição instala o Batocera neste dispositivo.
Quando ele der boot pelo USB vai piscar rápido e a tela vai ficar escura durante o restante do boot. Quando abrir a interface gráfica vai aparecer uma tela minimalista e simples.
Aí você sai do sistema e faz novo boot.
O Batocera vai criar uma partição no espaço livre chamada SHARE que tem uma pasta rom , onde você deve colocar as ROMs.
Ele tem configuração para Kodi e música mas não testei.
Creio que um computador com soc Intel dá conta de rodar a maioria dos jogos e pode fazer um PC específico para jogos antigos com um baixo custo e baixo consumo.
O ideal é usar um computador com vídeo integrado Intel pois hardware complexo pode não ser suportado e não é necessário.
Interessante você falar um pouco sobre essa distro, não sei se é possível, mas tenta fazer um vídeo mostrando como ela é. Vai ajudar a atrair um público pra cá.
Tem um site do Batocera na Wikipedia.
Não é uma distribuição Linux completa.
Ela usa o Linux para rodar uma interface de emulação.
É muito simples.
Vou tentar achar uma foto. Estou longe do computador e teclando do celular.
Até um Dual-Core com 2GB de RAM roda tranquilo até os jogos de PlayStation 1, visto que o Batocera possui até versão pra Raspberry Pi3
Acima disso é melhor um Intel i5 com vídeo Radeon (Ja que nas Geforce com drivers abaixo do 460 o sistema só vai rodar o vídeo em Legacy)
Uso esse sistema à anos e é o mais amigável para se jogar jogos retrô de consoles antigos, Arcades e etc
Curiosamente foi o Batocera que me fez voltar ao mundo Linux (havia abandonado nos anos 90)… eu estava tentando fazer a gravação da ISO em um HD externo pelo Win32DiskImager e nada da unidade bootar, foi aí que pesquisando, descobri o Linux Mint e bastou fazer o processo com o Gnome-Disk-Utility em modo Live, que resolveu o problema e aí me interessei pela praticidade que o Windows não me ofereceu
Esse projeto é maravilhoso, sério. Conheci um brotherzaço meu que comprou um arcade (era um “computador” em forma de controle de arcade) que você conectava na TV e pronto. Rodava quase todas as ROM’s de quase todos os consoles antigos. Vale a pena dar uma checada.
Essa distro tem uma curiosidade, muita gente que abomina Linux, passou a utilizar distros voltadas para emulação justamente em nome da nostalgia. Tem gente que jamais usuraria Linux como máquina de produtividade, mas, usa distro de emulação e nem se dá conta que está usando Linux, dêem só uma pesquisada no YouTube.
São da mesma categoria também o Retropie (apenas ARM para Raspberry Pi), Recalbox e Lakka, além de mais algumas distros menos conhecidas.
Na minha opinião, Linux é a melhor solução em questão de emulação de consoles / arcades retrô… pq o fato é que são sistemas completos, não apenas Frontends rodando debaixo do Windows
Lembro que antes do retorno ao Linux, rodava os emuladores individuais pra cada console dentro do Windows e era um saco ter que configurar os gamepads, tela, som e etc em cada um deles…
Baixei uma vez um frontend chamado “HyperSpin” e qdo dei uma destrinchada na estrutura, vi que só de animações e firulas da interface, ocupava mais de 50GB (e isso em meados de 2004 / 2008)
Sem contar os travamentos e lentidões mesmo nos games arcade…
Uma vez tava jogando Sunset Riders (4 players) com meus amigos e justo no ultimo chefe o emulador travou e lá se foi a jogatina
Até esses portáteis chineses de emulação em sua esmagadora maioria usam algum Linux.
Uma dúvida: dá pra jogar essa distro de emulação através de um Pen-Drive? Ou seria o caso de comprar uma espécie de mini-computador (tipo esses Raspberry Pi) para jogar?
Sim dá para rodar o Batocera de um pendrive de boa qualidade a partir de 8 GB. Ele é um sistema Linux bootavel por USB como o Ubuntu e o Linux Mint. Quando ele roda pela primeira vez gera uma partição persistente com diretórios para você colocar as ROMs. Se você não tiver muitas ROMs um pendrive de 8 GB conseguiria rodar pois a partição do Batocera tem cerca de 3 GB e sobra uns 4 GB para a partição persistente. O Batocera é um live USB Linux.
Show!
Tem algum suporte nativo pra controle? To pensando seriamente em investir em um pen-drive bom pra rodar esses jogos.
Todos os de Mega, Snes, PS2 e Xbox USB que pluguei funcionaram perfeitamente… ele tb oferece suporte a gamepads bluetooth
Show. Vou investir.
E não precisa ser um pen drive USB 3.0 pois um 2.0 funciona. Com 16 GB pois 8 GB fica sem espaço para os jogos.
O sistema é feito para rodar em sistema de arquivo FAT 32 , creio que o foco é usuários do Windows que fazem dualboot com pendrive ou HD USB.
Aqui eu usei um SSD de 120 GB com um Case 3.0 pois já tinha.
Primeiro formatei pelo aplicativo Discos do Linux Mint em FAT 32 e depois instalei com o gravador de imagem. Quando deu boot gerou a partição SHARE que é onde ficam as configurações , as ROMs de jogos e também arquivos de áudio e vídeo pois o sistema vem com o Kodi já configurado para tocar mídia . Tem um sistema de navegador de arquivo de rede e acesso a internet.
Acho que dá para configurar IPTV.
Então tem uma interface para os jogos e a opção de ir para o Kodi e depois retornar.
Então dá para montar uma central multimídia só que se tiver muitos arquivos de áudio e vídeo recomendo um HD de 1 TB USB portátil ou então instalar em um HD com case e depois retirar o HD e ligar em uma porta SATA em um computador dedicado a isto somente.
Aí vira mesmo um console de videogame.
O controle que uso aqui é um Multilaser genérico que funciona bem.
Qualquer celeron dual core com 4 GB de ROM roda os games mais simples.
Show. Vou até favoritar aqui porque eu vou desenvolver esse projeto. Tremenda sacada genial.
Ontem vi na internet de um técnico que repara videogame antigos e produz peças de substituição para venda. Até aí normal.
Ele contou depois que faz fliperamas antigos que manda fazer a parte de marcenaria e depois instala um computador com tela.
Estou sem o link aqui.
A imagem era de um fliperama daqueles antigos de Pac Man feito de madeira pintada e com controles antigos com alavanca e botões.
Ele dizia que o sistema era feito com um PC comum que rodava os jogos.
Ele disse que vendia cada máquina entre 15.000,00 e 40.000,00 reais.
Não sei como fica a parte da venda pois o Linux é livre mas as ROMs são Abandonware.
Talvez isto possa ser uma oportunidade de negócio para venda a casas de festa infantil.
Mano, me descola esse vídeo e posta aqui (ou manda por mensagem privada). Ideia boa pra caramba essa aí hein… imagina o lucro “desgraçado” (figura de linguagem), já que ele não deve gastar tanto pra montar os mini-computadores de emulação.
Não era um vídeo mas uma reportagem.
Não consegui achar a reportagem original , mas encontrei outra pessoa que faz o mesmo trabalho e vende. O link é este:
Estas pessoas fazem estes videogames com sistemas como o Batocera Linux . Veja só o que ele fala , que roda mais de 11.000 jogos ( igual ao Batocera )
Uma funcionalidade muito interessante que descobri é o suporte a flatpak, logo permite instalar a Steam e executar os seus jogos, nesse tutorial explica como se faz o procedimento. How to Install Steam into Batocera - YouTube