Bateria drenando rápido no CachyOS e Ubuntu [IdeaPad 3 ALC6]

Bom dia, galera. Estou usando atualmente o CachyOS com gnome em um ideapad 3 alc6 (ryzen 7 5700u), no entanto, tenho notado que a bateria do notebook está drenando muito rápido (coisa de 1% a cada 1 ou 2 minutos), o que não considero normal, já que monitorando pelo cpufreq, o consumo fica oscilando entre 9-11w. No Ubuntu 24.04 LTS a bateria drenava com a mesma velocidade.

A saúde da bateria está em 87.9%.

Dando uma pesquisada rápida, vi que poderia ser algo relacionado a calibração da bateria, e que eu teria que deixar o notebook drenar 100% da bateria, até desligar, e recarregar 100% com ele desligado pra recalibrar. No entanto, queria saber se esse é realmente o procedimento, já que perderia um bom tempo de trabalho pra fazer esse procedimento.

Instale o TuneD

se tiver o tlp ou power-profiles-daemon desative eles.

Bom dia, amigo. Desabilitei o ppd e estou usando o auto-cpufreq. O TuneD gerenciar melhor que ele?

info

depende

O auto-cpufreq é geralmente superior para usuários de notebooks Linux que buscam maximizar a bateria e diminuir temperaturas, ajustando o Turbo Boost dinamicamente. O TuneD é mais robusto para servidores ou desktops fixos com perfis de desempenho pré-definidos

Análise Comparativa:

• auto-cpufreq:
    • Melhor para: Notebooks.
    • Vantagens: Monitora ativamente o uso da CPU, temperatura e estado da bateria (na tomada ou bateria).
    • Resultado: Melhora a vida útil da bateria, reduz o superaquecimento e mantém o desempenho alto quando necessário.
    • Instalação: Fácil via snap ou script (disponível no AUR).
  • TuneD:
    • Melhor para: Servidores, estações de trabalho e cenários onde perfis estáticos são desejados (ex: throughput-performance ou powersave).
    • Vantagens: Integração nativa com distribuições RHEL/Fedora, maior controle sobre subsistemas além da CPU.

Coincidentemente, eu estava tendo o mesmo problema com um Lenovo V14 (i5-1235U) havia duas semanas, porém no Windows. Hoje, observando a frequência da CPU, eu descobri que o Windows entrou sozinho no modo de alto desempenho.

Recomendo que você primeiramente verifique em que frequência sua CPU está funcionando e/ou veja o modo de desempenho selecionado.

Boa tarde, amigo. Depois que instalei o auto-cpufreq, a CPU fica funcionando na frequênica mínima dos núcleos (1400mhz).

E o consumo de bateria continua ruim? Quando foi que o problema começou? Testa o TLP, ele faz mais coisas do que o auto-cpufreq.

Está configurado certo?

Pra mim essa drenagem parece normal, bateria de notebook não dura muito mesmo. Em algum momento já foi melhor? No Windows?