Oiê! hoje vamos aprender o básico sobre Arduino, primeira coisa que é muito importante é que o Arduino tem várias versões como o Uno que é o mais comum, Mega que é usado quando um projeto é muito extenso, Arduino Micro que é perfeito para IoT porque é pequeno e não ocupa tanto espaço, Arduino Leonardo que consegue manipular teclas do computador. Comparando o Arduino Uno ao um Raspberry Pico ou ESP-32, o Arduino é o mais fraco, ESP-32 e Raspberry Pico suportam como linguagens de programação MicroPython, Rust, C++ do Arduino e Lua como NodeMCU, o Arduino roda sobre o AVR que só suporta C++ do Arduino que é um C++ otimizado como coletor de lixo, hoje vamos fazer nosso circuito no TinkerCad que é o melhor “montador” de circuitos online, para começar crie uma conta em https://www.tinkercad.com/, se tiver um Arduino em mãos você pode baixar a IDE baseada no VSCode em https://www.arduino.cc/en/software/.
Esse é o Pinout do Arduino, com 13 entradas digitais que recebem ou enviam 0 para 0.0 á 0.8 volts e 1 para 5.0 á 4.6 volts 1, 4 entradas PWM que recebem sinais PW, 6 entradas analógicas que podem recebem ou enviar sinais variados de 0 volts a 5.0 volts, são três entradas GND que fornecem o negativo, 3 entradas de alimentação que são +5V, 3v3 e VIN que enviam alimentação, então vamos fazer um circuito que acende um LED e pisca ele.
Conecte a Catódica em GND e o Anodo na 13 com resistor de 200 ohms de resistência.
void setup()
{
pinMode(13, OUTPUT);
}
void loop()
{
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);
delay(1000);
}
Esse código faz que acada segundo ele desligue, depois de um segundo liga de volta, a seção setup é o local ideal para declarar coisas que não vão mudar no seu circuito, como definir uma porta ao sensor, seção loop sempre vai ser executar até a energia do Arduino for cortada.
Esse é um circuito que obtem o valor do sensor de temperatura, conecte a GND na GND, Conecte o VOUT na entrada analógica A0, conecte a potencia em V5.
void setup()
{
pinMode(A0, INPUT);
Serial.begin(2200);
}
void loop() {
int temperature = analogRead(A0);
Serial.println(temperature);
}
Esse código exibe no motor serial o valor do A0, no PinMode use INPUT porque é uma entrada, o analogRead faz a leitura do sensor analógico A0.
Usando um LCD i2C você deve colocar o GND na GND, VCC no 5V, o SDA no SDA e o SCL no SCL.
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>
LiquidCrystal_I2C lcd(0x27, 16, 2);
void setup() {
lcd.init();
lcd.backlight();
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print("Oi");
}
void loop() {}
Nesse código mostramos “Oi” no LCD, o endereço mais comum é 0x27 ou 0x3F, mas para saber o seu endereço é olhando no seu I2C o seguinte:
é isso galera, esse é o pontapé de como usar o Arduino, aprendemos usar um sensor de saída que é o LED que é um diodo emissor de luz, usamos o TMP36 para medir temperatura e aprender entrada de sinal e o por ultimo é o LCD com I2C para exibir algo maneiro na tela, espero que tenham gostado do meu tutorial.




