Base fedora e suas nuances 08/2025

Olá pessoas, atualmente estou no Zorin OS em um notebook Acer com RTX 3050, ou seja tem todos aquele problemas do driver nvidia e placa hibrida, e estava pensando em ir pro silverblue, fedora ou bazzite, interface me agrada e é mais atualizada, coisa que gosto.

E na questão de estabilidade, e compatibilidade com as coisas, o que posso encontrar?

No Zorin estou tendo muitos problema com o driver nvidia, ele para de funcionar extremamente fácil, e pra voltar funcionar quase sempre tenho que apagar por completo e reinstalar.

Porém tenho duvidas que não consegui tirar por videos no youtube em nem no gpt.

Quais são as limitações do imutável?

• O meu uso seria jogos e estudo, porém adoro ficar mexendo no sistema, personalizando e testando coisas.

Quais problemas e pontos negativos posso encontrar em relação ao Zorin?

• To querendo migrar por que o Gnome do Zorin é bastante customizado e não ta me agradando. Gosto de fazer minhas próprias customizações.

Outro ponto usei o KDE em VM porém não consegui modificar ele do modo que eu gostaria é mais complicado e quebrou depois de 20 minutos mexendo kkkkkkk.

Sua recomendação para mim.
  • Continuar no Zorin
  • Fedora Worktation
  • Fedora SilverBlue
  • Bazzite
  • Pop!_OS
  • Nobara
  • Cachy OS
  • Mint (mas acho feio demais kkkk)
  • Big linux
  • Montar um Arch(socorro)
0 votante

Olá @Vena,

Entendo perfeitamente sua frustração com os drivers da NVIDIA no Zorin OS e a busca por uma experiência mais estável e com um GNOME menos customizado e ainda por cima desatualizado. Sua situação com a RTX 3050 e placa híbrida é comum, e algumas distribuições lidam melhor com isso.

• Dúvidas sobre Sistemas Imutáveis (Silverblue, Bazzite): São opções interessantes pela estabilidade e segurança, mas como você bem notou, têm suas particularidades. As principais limitações de um sistema imutável (como Fedora Silverblue ou Bazzite) são:
    • Imutabilidade da Base: O sistema operacional em si é imutável, o que significa que as alterações profundas são feitas em camadas ou através de rebase. Isso aumenta a estabilidade e facilita o rollback em caso de problemas, mas pode ser um paradigma diferente para quem está acostumado a mexer livremente em arquivos de sistema.
    • Uso de Flatpaks/Containerização: A forma preferencial de instalar softwares e jogos é através de Flatpaks ou em contêineres (como Distrobox). Isso isola os aplicativos do sistema base, o que é ótimo para evitar quebras, mas pode exigir um ajuste na forma de gerenciar softwares.
    • Personalização: A personalização da interface gráfica (GNOME) não é afetada; você ainda pode mexer nas extensões e temas. O que muda é a forma de lidar com pacotes e ferramentas de baixo nível.
    • Manutenção de Drivers: Algumas distros imutáveis, como o Bazzite, são otimizadas para hardware NVIDIA, simplificando a vida do usuário.

Minha Sugestão pessoal: Big Linux

Baseado no que você descreveu, minha sugestão pessoal para você explorar seria o Big Linux.

1. Suporte NVIDIA (Inclusive Híbrido): O Big Linux tem um bom histórico e otimizações para lidar com drivers NVIDIA, incluindo setups híbridos, que é um dos seus maiores pontos de dor.
  2. GNOME com Pouca Customização (Versão Community): Ele oferece uma versão Community com GNOME mais próximo do padrão e atualizado, o que deve te dar a liberdade para personalizar do seu jeito, sem ter que desfazer customizações prévias.
  3. Base Manjaro (Arch Linux): Sendo baseado no Manjaro, ele herda a filosofia do Arch Linux de pacotes mais atualizados, o que é ótimo para quem gosta de ter as últimas versões de softwares e drivers, mas com a facilidade de uso que o Manjaro oferece.
  4. Comunidade Ativa em Português: Este é um grande diferencial! Ter uma comunidade brasileira ativa facilita muito na hora de tirar dúvidas e encontrar soluções específicas, além de tutoriais e dicas na sua língua.

Pontos Negativos em Relação ao Zorin (e Outras Opções):

• Zorin vs. GNOME “Puro”: A principal diferença, como você já percebeu, é a interface. O Zorin tenta simular outros sistemas operacionais, e isso pode restringir sua liberdade de personalização do GNOME.
  • KDE: Sua experiência com o KDE quebrando em VM reforça que talvez não seja a melhor opção para você agora. Embora o KDE seja extremamente personalizável, ele pode ser mais complexo para quem está começando a se aprofundar nas customizações.
  • Fedora Workstation: Uma excelente opção com GNOME padrão e pacotes atualizados. O suporte a NVIDIA pode exigir um pouco mais de configuração inicial, mas geralmente funciona bem. É uma distro robusta e moderna.
  • Nobara/Pop!_OS: Ambas são conhecidas pelo bom suporte a jogos e NVIDIA, e oferecem uma experiência mais “pronta” nesse sentido. O Pop!_OS tem seu próprio ambiente de desktop (COSMIC, embora esteja em transição), e o Nobara é uma versão customizada do Fedora.

A Melhor Abordagem: Testar!

Porém, e isso é crucial, a melhor recomendação é que você teste. Não há como saber qual distribuição se encaixará perfeitamente no seu hardware e no seu fluxo de trabalho sem experimentar.

Minha sugestão é que você baixe as ISOs do Big Linux (versão Community com GNOME), Fedora Workstation e talvez o Nobara ou Pop!_OS. Crie pendrives bootáveis (com Ventoy, por exemplo, para ter várias distros em um só) e use-as no modo Live, ou instale em uma partição separada, ou até mesmo em VMs (embora VMs não simulem completamente o desempenho de drivers).

Observe como cada uma se comporta com seus drivers da NVIDIA, como é a experiência de instalação de jogos e softwares, e o quão fácil é personalizar o ambiente GNOME ao seu gosto.

Espero que isso ajude na sua jornada! Boa sorte!

2 curtidas