Baldurs Gate 3 roda melhor no DXVK do que no Vulkan. Isso faz algum sentido?

Alguém também notou um melhor desempenho no GOTY BG3 usando DXVK (DX11) que no Vulkan? Eu estou incredulo com esse fato, como que uma camada de compatiblidade pode ser melhor do que a propria api usada pra fazer a conversao? to ficando maluco ou isso tem alguma lógica ? E a diferença de desempenho é imensa, estou usando o pop os e incredulo

Depende de caso a caso. Consigo ver que pode haver aumento de desempenho caso a camada de compatibilidade remova algumas características que são usadas e muito intensivas na api original. Por exemplo: a renderização de nuvens pode ser diferente na Vulkan, mas quando usa ferramenta de compatibilidade a renderização é feita diferente, com simplificações, com grande impacto no desempenho e também com impactos na imagem renderizada. Teria que analisar, mas para os meros mortais vale mais a pena testar e escolher o melhor. Vale lembrar também que com atualizações dos jogos, apis, e drivers, é bom testar novamente a cada mês para sentir as diferenças.

2 curtidas

Deduzo que a maior parte do desenvolvimento teve foco em DX e, portanto, a camada de compatibilidade tenha mais sucesso em traduzir DX do que rodar nativamente com Vulkan.

Tive a mesma impressão quando joguei BG3, rodando em Vulkan, em zonas com muitas partículas a framerate caía bastante. Alterei para DX, não tive mais nenhum problema durante o jogo inteiro.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.