Baixo desempenho comparado ao windows

Olá,

Comecei a usar linux recentemente, e hoje instalei o arch linux. Eu notei que alguns jogos estão rodando muito mal, travando muito em coparação ao windows 10 que eu estava usando hoje. Meu pc é bem batata, porem rodava os jogos bem liso, e notei essa diferença. Seria alguma configuração que eu tenho que fazer ou trocar para outra distro?

Olá, Ozob!

Seja muito bem vindo!

Para podermos entender melhor, por favor informe qual é a marca e modelo do seu equipamento e da placa de video, quantidade de memoria Ram…

Sobre a instalação do Arch, comente um pouco como foi feita a instalação. Qual interface gráfica está usando? se é Gnome ou KDE por exemplo.

Sobre o jogos, quais são eles, e se está tentando rodar pela Steam, ou de outra forma.

Quanto mais informações melhor.

isso,
saber suas configs ajudam

O Pc é um i3-3220, com 8gb de ram e uma placa de vídeo GTX 1060.

A instalação do arch eu fiz pelo archinstall, e a interface é KDE.

Os jogos que eu testei no arch foram CS2, e o Team Fortress 2, ambos pela steam.

Mesmo sendo uma config bem fraca, esses jogos rodam perfeitamente no windows

Dá uma olhada no ProtonDB lá tem algumas sugestões.

https://www.protondb.com/app/730

1 curtida

o processador nao ajuda muito

mas a mem e a placa de video sao bons, nao era para travar em linux, deve ser config, ou o hardware com problema.

1 curtida

Já que vc escolheu a base Arch, eu te recomendaria o CachyOS.

Olá, tudo bem contigo?

Tem algumas coisas que você vai precisar checar para tentar encontrar onde está o gargalo:

• Sua máquina possui tanto o gráfico integrado do processador quanto a GPU dedicada, você precisa ter certeza de que o jogo está rodando na 1060 e não com os gráficos Intel. A Arch Wiki tem uma documentação muito extensa sobre isso, no caso do Plasma você pode clicar com o botão direito sobre o ícone da Steam e marcar a opção “executar com o gráfico discreto” ou algo parecido.
    Hybrid graphics - ArchWiki

• Confira se o driver da Nvidia realmente está instalado, você pode testar isso bem fácil no terminal rodando o comando “nvidia-smi” se ele der erro ou não existir, seu sistema não está com os drivers corretos instalados.
    NVIDIA - ArchWiki

• Tenha certeza também, que sua máquina não está usando o modo de economia de energia. Principalmente em laptops é comum que o sistema operacional coloque esse modo como padrão. No Plasma é bem fácil alterar isso, é só ir nos ícones próximos aos relógio e procurar pela opção “Bateria e Energia” e alterar para Balanceado.

Na minha máquina de testes (Ryzen 3400g + 3060ti) eu não consegui ter uma boa experiência em jogos enquanto os gráficos híbridos estavam ativos, eu precisei desativar os gráficos integrados na BIOS - só assim consegui que os jogos usassem corretamente a GPU dedicada.

P.s.: a versão nativa do CS2 se não me engano é bem bugada no Linux, sugiro usar via Proton.

:vulcan_salute:

2 curtidas