Comecei a usar linux recentemente, e hoje instalei o arch linux. Eu notei que alguns jogos estão rodando muito mal, travando muito em coparação ao windows 10 que eu estava usando hoje. Meu pc é bem batata, porem rodava os jogos bem liso, e notei essa diferença. Seria alguma configuração que eu tenho que fazer ou trocar para outra distro?
Tem algumas coisas que você vai precisar checar para tentar encontrar onde está o gargalo:
Sua máquina possui tanto o gráfico integrado do processador quanto a GPU dedicada, você precisa ter certeza de que o jogo está rodando na 1060 e não com os gráficos Intel. A Arch Wiki tem uma documentação muito extensa sobre isso, no caso do Plasma você pode clicar com o botão direito sobre o ícone da Steam e marcar a opção “executar com o gráfico discreto” ou algo parecido. Hybrid graphics - ArchWiki
Confira se o driver da Nvidia realmente está instalado, você pode testar isso bem fácil no terminal rodando o comando “nvidia-smi” se ele der erro ou não existir, seu sistema não está com os drivers corretos instalados. NVIDIA - ArchWiki
Tenha certeza também, que sua máquina não está usando o modo de economia de energia. Principalmente em laptops é comum que o sistema operacional coloque esse modo como padrão. No Plasma é bem fácil alterar isso, é só ir nos ícones próximos aos relógio e procurar pela opção “Bateria e Energia” e alterar para Balanceado.
Na minha máquina de testes (Ryzen 3400g + 3060ti) eu não consegui ter uma boa experiência em jogos enquanto os gráficos híbridos estavam ativos, eu precisei desativar os gráficos integrados na BIOS - só assim consegui que os jogos usassem corretamente a GPU dedicada.
P.s.: a versão nativa do CS2 se não me engano é bem bugada no Linux, sugiro usar via Proton.