Baixar uma música do youtube, tem uma boa qualidade?

Já sei o que vou fazer. Vou baixar a mesma música nesses 2 qualidades diferentes. Depois vou olhar no audacity se há uma diferenca nas ondas.

É do youtube-dl, um aplicativo de terminal para baixar vídeos/audios do youtube.

Ele está em todos os repositórios de distros, no ubuntu e derivados é sudo apt install youtube-dl

A documentação dele é bem extensa, pois ele consegue fazer muita coisa, como baixar video, audio, legendas, listas de reprodução, consegue fazer streaming, consegue pegar até thumbnail e metadados, enfim dá uma olhada:

1 curtida

Blz cara, legal essa ferramenta, ligando o computador vou baixar já (estou escrevendo pelo celular agora).
Mas isso não dá problema com o IP não né? Ou algo do tipo.

Não, o princípio de funcionamento não é diferente de um navegador. Quando vc assiste um vídeo no navegador, na verdade está fazendo o download dele nos arquivos temporários.

1 curtida

Faz sentido. Enfim, valeu aí pela Dica.

1 curtida

Não é placebo. Vou explicar dando um exemplo com vídeo (talvez fique mais fácil de entender) vc pega um arquivo 1080p compactado pelo YouTube e baixa ele convertendo pra 720p e 480p. Visualmente vc notará que o em 720p a imagem é mais definida. Essa é a mesma lógica da conversão para mp3. A questão não é o arquivo original e sim o convertido.

Ficar mais definida? Acho que estás enganado. O máximo que acontece é que vc está fazendo um downscale de algo maior (1080p) para algo menor, então a queda de qualidade é menos drástica.

Não é o mesmo no caso do MP3, porque usando a mesma analogia, seria o mesmo que pegar um vídeo em 480p e converter ele para 1080p, achando que isso vai melhorar a imagem.

MP3 é um codec velho, pior que o AAC, por isso que um AAC de 128 kbps equivale no máximo a um MP3 de 160 kbps.

1 curtida

O pacote é o youtube-dl, que se encontra nos repositórios da maioria das distros.

Existem inúmeros parâmetros, consulte $ man youtube-dl para ver as possibilidades.

Hoje deparei com uma playlist de 15 itens, que interrompia no 2º item, porque aquele vídeo tinha sido eliminado… Aí, descobri esta manha e consegui baixar os outros 14 itens:

youtube-dl --playlist-items 1,3-15 -x --audio-format mp3 URL

Vai ser a ultima vez q tento explicar. O que estou falando é q de vc for baixar um vídeo convertendo pra mp3 tem diferença sim de 320kbps pra 128kbps.

Deixa pra lá, vc ainda não entendeu o que eu disse.

Melhor mano, porq acho q nem vc tá entendendo o q tá falando kkk.

O melhor é baixar de torrent então? Me parece que neles tem a real bitrate do mp3
Não sei se os caras enganam na descrição do torrent

1 curtida

quer dizer então que não adianta baixa o vídeo do youtube em qualidade máxima? o máximo que ocorrerá é aumentar o bitrate sem ter a qualidade correspondente?

1 curtida

exatamente

sim, os .mp3 são “ripados” de CDs originais e convertidos, então vai ser uma conversão original, diferente do que os sites que baixam do youtube fazem

dando um pouco de pitaco meu aqui, hoje em dia acho dispensável baixar música, serviços como o TIDAL oferecem música de alta qualidade (lossless ou qualidade de CD se vc quiser), e os serviços já famosos como o Spotify e o Deezer oferece opções iguais/equivalents aos mp3 de 320kbps, mas, se ainda quiser baixar música do youtube, recomendaria usar o youtube-dl com a opção -f 140, essa opção baixa um .m4a, que não é tão suportado quanto um .mp3 mas não é tão não-suportado quanto um .opus (que é o melhor formato de compressão lossy atualmente)

dá pra usar o youtube-dl num celular android, só baixar o termux (fdroid aqui (recomendado) e play store aqui), depois de instalar, instalar o python e o ffmpeg, e instalar o youtube-dl em seguida com os seguintes comandos:
pkg install python ffmpeg -y && pip install youtube-dl

2 curtidas