Recentemente instalei uma placa de wifi da fenvi modelo axe3000 que tem chipset intel ax210 que tem suporte wifi6e. Fiz o teste e esta batendo 100 de dowload e 40 de upload , meu plano contratado é de 500 dowload+ upload no qual é bastante estável e meu roteador entrega os 500 .(sei que nunca vai ser isso pelo wifi) porem acredito que esteja baixo , ha algum driver ou forma para melhorar isso ?
So para contexto estou utilizando o ubuntu 24.04 lts
Meh hardware é uma b550 + r5600g
Olá @Magnata013, tudo bem contigo?
A informação mais importante desse história toda é o modelo exato do roteador, é ele que vai determinar a velocidade em que o Wifi será capaz de trafegar os dados. Mesmo que a placa axe3000 consiga altas velocidades, se o roteador for um modelo muito antigo ou um modelo muito simples, ele será o gargalo da conexão.
Eu enfrento esse problema aqui, o roteador da operadora é muito antigo e não consigo wifi estável através dele. Minha solução foi comprar um roteador “moderno” (Huawei Ws7000 Ax2s) e ligar ele via cabo no roteador da operadora. Assim tenho Wifi estável e com ótima velocidade em todos os meus equipamentos.
P.s.: lembre-se que o gargalo da sua rede sempre será o ponto mais lento, então, se o modem ou roteador da operadora for muito limitado, não importa qual aparelho você coloque depois ele, o resultado sempre será limitado pelo modem/roteador da operadora.
Então estou utilizando uma onu da huawei de duas antenas 5g ,nos meus aparelhos celulares , todos funcionam muito bem , mas ja estou providenciando um roteador melhor talvez ate ja com wifi7