Backup do ubuntu

Olá, estou tendo dificuldade em realizar o backup no Ubuntu em outra máquina, eu efetuei o procedimento na minha máquina atual com a versão LTS 22.04, e em outro computador instalei a versão 23.10, e tentei puxar as coisas para ele, mas sempre dá uma mensagem de erro quando seleciono os arquivos(todos ou individualmente), fiz um teste puxando o backup na minha máquina e foi tranquilo(o outro computador também está logado com a mesma conta), no caso, esse backup do linux só funciona para a mesma versão(se eu tiver na 22.04, somente para mesma versão 22.04)? Porque se sim, a 23.10 vai até Julho que me lembro, quando terminar e eu querer ir para a mais nova, terei que configurar as coisas tudo de novo? Ou tem alguma forma de fazer isso e não estou sabendo?

1 curtida

Opa.

Não vou conseguir contribuir para resolução da sua questão. Mas me interessei por ela.
Vou fazer alguns questionamentos pra eu entender melhor o que está acontecendo.
Pode ser também que essas perguntas ajudem alguém aqui da comunidade a ajudar. Ou pode ser que a pessoa que vai propor uma solução já tenha entendido perfeitamente… Apenas eu que não entendi. ^^’

eu efetuei o procedimento na minha máquina atual com a versão LTS 22.04, e em outro computador instalei a versão 23.10, e tentei puxar as coisas para ele, mas sempre dá uma mensagem de erro quando seleciono os arquivos (todos ou individualmente),

Que procedimento você efetuou na sua máquina?
O que você está chamando de “backup”?
Que coisas você tentou puxar?
A cópia exata do sistema operacional?
Você quer usar dois sistemas em versões diferentes (Ubuntu 22.04 e 23.10) com algumas configurações iguais? Quais configurações?
Você está se referindo a um sistema operacional instalado em máquina virtual?
Ou você está se referindo a ter cópias de alguns arquivos?

(o outro computador também está logado com a mesma conta), no caso, esse backup do linux só funciona para a mesma versão(se eu tiver na 22.04, somente para mesma versão 22.04)?

Que mesma conta?
Nome de usuário e senha (para acessar o sistema operacional) e nome do dispositivo?

O backup me refiro ao aplicativo de backup que tem no linux, eu já realizei 2, porque eu queria sair da versão LTS para essa versão 23.10, mas queria recuperar tudo o que tenho da versão atual, como os drivers instalados, os apps e etc… Não está em máquina virtual, está em unidade de SSD mesmo, e a conta me refiro a conta google logada(que o backup foi feito no google drive, mas mesmo baixando o arquivo para a o PC e selecionando a pasta, ele gera erros) eu seleciono para restaurar para os locais originais ou selecionando um específico, mas dá no mesmo.
Captura de tela de 2024-03-11 10-52-40

Esse print foi feito no Zorin 17, mas no Ubuntu 23.10 aparece essa mesma mensagem.

Por curiosidade, você já fez ou fará o backup?
E, o que você realmente quer salvar?

Como falei, já efetuei 2 backups, o problema está sendo na restauração em outro sistema diferente do LTS 22.04 que realizei o backup, achei que a versão 23.10 não teria esse problema justamente por ainda ser Ubuntu(e o Zorin por ser baseado nele também), e gostaria de salvar tudo o que puder para evitar o trabalho de baixar e configurar as coisas de novo, como os drivers das impressoras de cupom e de etiquetas, do wi-fi que não vem por padrão(por ser Mac, tive que por o cabo para instalar o driver de wifi), os programas que já baixei… os documentos não seriam problema porque já salvo na nuvem do drive.

Hm, eu acho que entendi (risos), mas se permite, quero fazer algumas perguntas:

1. Como você fez esse backup?
  2. O sistema era o mesmo (Ubuntu) e apenas versões diferentes?
  3. Como você restaurou o backup?
  1. Fui na opção de fazer a cópia de segurança e selecionei para realizar no google drive(tinha opção de escolher uma pasta local) e pronto, ele fez todo o procedimento e concluiu.
  2. Sim, fiz a cópia no Ubuntu 22.04 e tentei restaurar no Ubuntu 23.10(fiz o teste de restaurar na própria versão 22.04 e não foi gerado erros quando escolhia uma pasta específica(quando usei a opção de restaurar nas pastas originais ele disse que eu não tinha permissão).
  3. Eu escolhi para restaurar pelo google drive e ele não achou os arquivos, então fui no site e baixei a pasta e fui na opção de restaurar por ela, a partir daí apareceram todas as pastas que foram feitas as cópias e perguntou qual delas eu queria restaurar, selecionei todas e deu esse erro, selecionei uma pasta e deu esse mesmo erro, e por fim eu tentei selecionar um arquivo PDF e apareceu o mesmo erro dizendo que não foi possível restaurar ou esse erro desconhecido.

Não use o copy do seu windows manager das DE, eles usam cache de RAM para gravar os dados, o problema é o bug deles dizer que a gravação termino enquanto que na verdade a copia anda esta sendo feita da RAM para o dispositivo, e o pior é que o mount permite desmontar.
portanto use o DD ou o Rsync ou uma ferramenta própria para esta tarefa.

Eu acho que esse bug esteja no “CP” mas eu nunca testei, isso explicaria o porque acontece nas DE que eu observei.
O problema não é o uso da cache, mas avisar que termino sem terminar.

Se for arquivo pequeno não faz diferença já que a escrita deles é muito rápida, então o usuário nem vai perceber, mas quando se copia dados grandes em dispositivo lento como USB 2.0, ai o bicho pega.

Não use o copy do seu windows manager das DE, eles usam cache de RAM para gravar os dados, o problema é o bug deles dizer que a gravação termino enquanto que na verdade a copia anda esta sendo feita da RAM para o dispositivo, e o pior é que o mount permite desmontar.
portanto use o DD ou o Rsync ou uma ferramenta própria para esta tarefa.

Exatamente. Alguns ainda conseguem copiar, mas não carregam as informações de permissão, por exemplo.

@Henrique_Silva1, mas ainda não está claro para mim como esse backup foi feito. Por exemplo, você colocou apenas o /home/ ou o sistema inteiro? Porque são finalidades e formas de fazer bem diferentes.

Por exemplo, o que eu custumo fazer, é um backup apenas do meu /home/, de duas formas: a) usando rsync; b) usando tar.

Dependendo de quais arquivos, diretórios e forma que você fez o backup, isso realmente poderá ser difícil de recuperar.

Não entendo muito de Linux, eu selecionei o home, e tem umas pastas que começam com .(ponto), pelo que entendi essas pastas são ocultas, mas não sei se é só a home mesmo ou foram dados do sistema também.

Estou mandando o print do app backups e as pastas que aparecem para restaurar.

Eu não sei se entendi. O backup está funcionando agora?

Não, eu desisti, só peguei os documentos e coloquei em um pen drive, o resto é refazer as configurações mesmo.

O que tem o “.” no inicio são configurações de usuário. Ou você também pode colocar o “.” nos seus arquivos para que eles vire arquivo de usuário oculto.

1 curtida