Backup de Pacotes, Programas e Arquivos

Fala pessoal! Sabem me informar qual software de segurança/backup é bom para o Linux?

Como disse em tópicos anteriores trabalho com desenvolvimento de software e entrei de cara no mundo Linux onde quero me aperfeiçoar cada vez mais!

Qual seria um bom software de backup no linux? É possível fazer backup em cloud dos pacotes que tenho instalado em minha máquina? Surgiu essa dúvida no caso de um dia eu migrar e ter de novamente instalar pacote a pacote…Fora que é mais uma questão de segurança de dados pessoais.

Sabem me dizer qual programa é bom para backups seja de dados do computador como foto ou arquivos assim como os pacotes que já possuo instalado?

Estou usando o Ubuntu 20.04.

Há 2 formas de se fazer backup grosso modo: imagem e incremental

Imagem é uma cópia fiel, seja na forma de um arquivo só ou um “espelho” do que vc tem. Uma imagem ISO ou a cópia que vc faz no Google Drive são exemplos

Incremental vai atualizando à medida em que as coisas “mudem”, com adição ou subtração de arquivos. Baseia-se na ideia de “fotos” (snapshots) e comparação.

No primeiro grupo, além de queimadores de disco (que podem criar imagens ISO ou IMG), há clientes para nuvem (OpenDrive, OneDriver, MEGASync), programas de criação de backup como o Dejà Dup e o Duplicati.

No segundo grupo, há o Timeshift, o Snapper e o comando rsync.

Tudo depende muito do que vc quer fazer - mas o comum é cópias do sistema com Snapper (para sistemas de arquivo btrfs) ou Timeshift (para ext4 e btrfs) e cópia de arquivos pessoais “eletivos” com os clientes de nuvem integrados ao gerenciador de arquivos (ex.: plugin do Nautilus para o MEGA) ou integrais por meio do Dejà Dup e o Duplicati. Sobre este último, se não me engano ele consegue ser incremental - ou seja, estes modelos não são estáticos, há variações. Um exemplo disso é o Timeshift operando em ext4, que cria snapshots “inteiros” mas usa anteriores como base de comparação para criar os novos.

Não sei se consegui explicar direito e se errei em algo, mas me parece que é isso…

1 curtida

Cara, não sou expert em nada aqui, mas tenho gostado muito da praticidade de dois app:

1. O Timeshift, que o @Rodrigo_Chile já mencionou. De forma simplificada em “leigues”, ele trabalha como pontos de restauração (tipo windows) do sistema. Se voce fizer besteira e quebrar algo, ele volta a um ponto anterior antes do vacilo ter ocorrido.
    É tudo automatizado. Ele fica fazendo pontos de restauração de tempos em tempos, cuja frequencia voce escolhe. O layout é simples e sem firulas complicadas. Esse é ele:

2. O outro é pra backup mesmo de arquivos e pastas. Chama-se Déjà Dup (@Rodrigo_Chile mencionou tambem). Ainda mais simples de configurar que o timeshift e tambem todo automatizado. Voce programa o que vai no backup, pra onde vai e a frequencia dos backups. Pode fazer num hd ou direto em alguma nuvem. Eu, por exemplo, programei backups diários pra uma nuvem. Pelo que entendi ele não copia tudo todo dia, só o que foi alterado. Por isso são rápidos os backups.

Acho incrível os dois e uso os dois. “uso”… porque eles trabalham sozinhos em segundo plano uma vez que voce configurou. Você até esquece que tão lá fazendo backups e pontos de restauração. Muito bom. Espero ter ajudado.

2 curtidas

Fala Rodrigo!! Muito obrigado pela explicação, deu pra entender muito bem!

Esse Timeshift eu consigo então usar para fazer backup exatamente dos pacotes que tenho disponíveis hoje correto?

2 curtidas

Fala Danilo! Cara isso realmente esclareceu muito minhas dúvidas!! Vlew demais pela ajuda. Vou instalar o Timeshift e já começar a utilizar. Querendo ou não, segurança nunca é demais :smiley: !! Forte abraço!!

2 curtidas