Backlight do notebook fica ligando e desligando quando a tela está apagada por inatividade

Estou usando Debian 12, porém tive esse problema com todas as distros que testei.
Quando a tela apaga por inatividade (não deixo suspender, apenas desligar a tela) a luz de fundo do notebook fica ligando e desligando a cada 10s em média.
Já atualizei os drivers e mexi no DPMS, porém sem sucesso.

• Tive esse problema no meu desktop também, porém foi resolvido desativando a opção do monitor de buscar automaticamente uma fonte de vídeo. No notebook não tem essa opção, vasculhei em toda a bios também e não há nenhuma opção de vídeo que possa me ajudar.

VÍDEO DO PROBLEMA: Bug Debian - Google Drive

Olá @JulioMarin, tudo bem contigo?

Já testou o Garuda Linux? Ele foi uma das poucas distros que testei que conseguiu detectar e gerenciar os leds que eu tenho no meu setup (mouse, teclado e placa-mãe).

Pode ser que estudando as configurações do Garuda, você consiga reproduzir alguns dos resultados no Debian.

Complementando: use as ferramentas de detecção como o INXI, lscpi, sensors, etc. Para encontrar o ID do componente responsável pelo backlight, assim ficará mais fácil encontrar e testar módulos específicos.

:vulcan_salute:

Então, não queria abandonar o Debian.
Vou testar o que disse… Mas não sei nem como usar essas coisas kkkk
É o monitor que fica ligando e desligando.

Aqui no fórum temos algumas discussões sobre backlight de teclados, você já deu uma olhada?

:vulcan_salute:

Não cheguei a ler, pois acredito que meu problema seja relacionado ao screensaver ou sinal de vídeo mesmo :frowning: