Estou pensando em mudar pro manjaro, estava vendo algumas interfaces que não precisa usar o mouse, alguém conhece algum review comparando o awesomewm, i3 e o bspw, mesmo que em inglês. Queria ver as diferenças de um para o outro.
Olá @jonatasoli tudo beleza? Cara sobre os gerenciadores de janela que você citou temos vários tópicos aqui no fórum, sugiro que dê uma pesquisada e participe das discussões nesse tópicos já existentes.
Agora se você quer uma discussão específica comparando os 3 - aí provavelmente o melhor caminho é o Google.
Pra configurar o Awesome você precisa conhecer linguagem de programação Lua, e isso pode ser meio chatinho. Agora tanto o i3wm quanto o bspwm são facilmente configuráveis através de um arquivo de configuração que ficam na home, e é bem mais fácil de entender e mexer do que o Awesome. Sem falar que há muito mais referências do i3/bsp por ai pra tu pegar umas ideias e implementar na sua própria configuração pessoal.
Aqui estão a páginas da documentação e através delas dá pra se ter uma noção de como seria configurar cada uma:
A maioria das pessoas geralmente começam pelo i3wm porque é fácil de instalar e configurar, tem uma documentação muito fácil de entender e aparentemente é a mais popular, também. Então, minha recomendação seria i3. Só lembrando que a versão padrão não tem gaps (aquele espaçamento entre janelas), se tu quer isso, tem uma versão forkada que se chama i3-gaps. É praticamente a mesma coisa que o i3.
Muito legal as opiniões e as sugestões, acabei ficando com o elementary mesmo, talvez em algum momento eu tente um mint com xfce + i3, mas por motivos de força maior agora pra mim é mais produtivo ficar no pantheon + tilix mesmo
Além de tudo esse ano vou começar desenvolver pra ios e ai não tenho muita escolha vou ter que usar o mac e ponto
@Lavrudinho , comecei a namorar o bspwm, encontrei algumas autonomias que não necessariamente fazem falta no i3wm, mas que pode ser mais intuitivo para quem começa a se aventurar nos tilings da vida.
Você já usou bspwm por um tempo a ponto de ter uma opinião formada?
Se não teve contato ainda, pode ser interessante testar via VM uma distro, só para ter uma noção do que já usam como padrão.
Comecei a gostar quando testei o ArchCraft que vem com bspwm e openbox. Incrível o trabalho do Aditya Shakya, desde a aparência e font usada no sistema como a integração que ele conseguiu com o Rofi.
Quais as autonomias que você fala? Andei testando outras coisas além do i3 e ainda não vi nada que fosse mais fácil que ele. Vou instalar o bspwm em máquina virtual aqui novamente e testar outra vez. Acho que é porque ele já tam uma barrinha por padrão (o i3). Confesso que tenho preguiça de ficar adicionando barras. Qual você está usando no bspwm? A polybar?
Sobre autonomia posso citar a estrutura inteligente de reorganização de espaço, por exemplo, caso tenha duas janelas abertas, ao abrir uma terceira ele não vai deixar tudo um ao lado do outro, vai dividir a que estiver selecionada de forma proporcional, ou seja, dividindo na vertical (no i3 a gente antes de abrir precisa pressionar mod+v antes).
Se liga nos gráficos que vai entender melhor:
Outro ponto é que podemos redimensionar na vertical e horizontal ao mesmo tempo usando mod+botão direito do mouse, coisa que no i3 não é possível, faz na vertical ou horizontal.
Essas são as coisas que achei mais notáveis no uso, mas tem mais coisa.
Pior que não, vem capado, até os atalhos devem ser configurados, se não pegar o modelo disponível.
Como testei no Archcraft e veio com polybar, sim, estou usando ela. Mas achei tão incrível a integração com o Rofi que nem me deu vontade de mudar (sempre uso i3blocks no i3wm).
Ah, foi mal. Ficou confuso. Eu falei da “barrinha” padrão do i3, que facilita a vida. Por isso prefiro ele. Ai perguntei qual você usa no bspwm, que, como você disse, não tem por padrão nenhuma barra/painel.
Instalei um Debian limpo em máquina virtual aqui. Amanhã vou fuçar no bpwm. Não sabia desses recursos. Conheço mais o i3wm, openbox e um pouquinho do awesome (que é bem mais difícil que os outros). Sempre tive curiosidade com o bspwm e vejo muita gente usando. Então tem alguns recursos interessantes também. Achava que era só, grosseiramente e falando sem muito conhecimento, um i3 sem barra.