Awesomewm vs i3 vs bspwm

Olá pessoal tudo bem?

Estou pensando em mudar pro manjaro, estava vendo algumas interfaces que não precisa usar o mouse, alguém conhece algum review comparando o awesomewm, i3 e o bspw, mesmo que em inglês. Queria ver as diferenças de um para o outro.

1 Curtida

Olá @jonatasoli tudo beleza? Cara sobre os gerenciadores de janela que você citou temos vários tópicos aqui no fórum, sugiro que dê uma pesquisada e participe das discussões nesse tópicos já existentes.

Agora se você quer uma discussão específica comparando os 3 - aí provavelmente o melhor caminho é o Google.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

tem este site que vc pode fazer as comparações. Informa qual o mais utilizados, o pro e o contra e etc…

2 Curtidas

Pra configurar o Awesome você precisa conhecer linguagem de programação Lua, e isso pode ser meio chatinho. Agora tanto o i3wm quanto o bspwm são facilmente configuráveis através de um arquivo de configuração que ficam na home, e é bem mais fácil de entender e mexer do que o Awesome. Sem falar que há muito mais referências do i3/bsp por ai pra tu pegar umas ideias e implementar na sua própria configuração pessoal.

Aqui estão a páginas da documentação e através delas dá pra se ter uma noção de como seria configurar cada uma:

i3wm; bspwm(GitHub Wiki / ArchWiki) ; AwesomeWM.

A maioria das pessoas geralmente começam pelo i3wm porque é fácil de instalar e configurar, tem uma documentação muito fácil de entender e aparentemente é a mais popular, também. Então, minha recomendação seria i3. Só lembrando que a versão padrão não tem gaps (aquele espaçamento entre janelas), se tu quer isso, tem uma versão forkada que se chama i3-gaps. É praticamente a mesma coisa que o i3.

1 Curtida

Acho o bspwm o mais fácil de configurar e personalizar. Para mim realmente não perde em nada em relação ao i3.

1 Curtida

i3-gap bem configurado consegue ficar em estiloso:

3 Curtidas

Caraca, que firefox bem “integrado” ao tema. E não só ele…

PS: Tive que editar o post pois me esqueci que não podia usar palavrão :sweat_smile:

3 Curtidas

Muito legal as opiniões e as sugestões, acabei ficando com o elementary mesmo, talvez em algum momento eu tente um mint com xfce + i3, mas por motivos de força maior agora pra mim é mais produtivo ficar no pantheon + tilix mesmo :confused:

Além de tudo esse ano vou começar desenvolver pra ios e ai não tenho muita escolha vou ter que usar o mac e ponto :sweat_smile:

1 Curtida

Qual o consumo e qual seu hardware? :grin:

Esse print aí não é da minha máquina, só achei muito belo, aí coloquei para que o pessoal tenha essa noção que pode ser bem bonito.