- Distro: Arch Linux
- Tema/Theme: Awesome Default customizado
- Ícones/Icons: ícones do awesome e outros criados com o gimp.
- Descrição: Customização do Awesome Wm baseada nas cores do tema gtk nordic
Fala galera!!!
Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com o gerenciador de janelas Awesome WM.
Usei o BSPWM por muito mais de um ano e não tenho nada que reclamar, personalizei tudo ao meu gosto etc. Mas, há um mês atrás, resolvi experimentar um novo gerenciador de janelas e tive uma experiência realmente “awesome”.
Gostei muito do AwesomeWM ele é muuuuuuuito customizável e já vem com todos os recursos que o usuário precisa como barra superior, menu próprio, opção de minimizar as janelas, barras de título etc.
Percebi também que, no meu caso, a integração do AwesomeWM com o picom é melhor do que com o BSPWM.
Ainda sobre a questão da customização algo que achei muito interessante foi o fato de poder criar seus próprios ícones com imagens .png e adicioná-las onde bem entender.
Enfim, para quem deseja sair de um ambiente desktop e migrar para um tiling window manager deixo aqui minha sugestão de usar o AwesomeWM. Mas, se deve levar em consideração o fato de que o AwesomeWM é escrito com a linguagem de programação Lua o que eu achei bem mais complexa do que o BSPWM que usa basicamente shell script.
Fica abaixo alguns prints do AwesomeWM. A única coisa que eu troquei foi o menu padrão pelo rofi.