Aviso 'cryptsetup' durante o boot do pop-os 20.04

E ae, galera! Tudo certo?
É o seguinte, tive problema com o pop-os quando estava tentando atualizar os programas, então cheguei à esses comandos fornecidos no suporte da system76:

sudo apt clean
sudo apt update -m
sudo dpkg --configure -a
sudo apt install -f
sudo apt full-upgrade
sudo apt autoremove --purge

Após isso, deu bronca no grub (já solucionado) e durante o boot aparece a seguinte mensagem em uma tela cinza:
cryptsetup: WARNING: cryptswap: ignoring unknown option ‘nofail’

O sistema inicia após um certo tempo, mas não dá pra permanecer assim. Então tentei como na imagem, mas sem sucesso.
WhatsApp Image 2022-04-06 at 2.22.26 PM
Agradeço se puderem ajudar.

Pode mostrar o conteúdo atual do arquivo /etc/crypttab?

Arquivo:

Fica desta forma durante o boot:

“Por trás” tá rodando isso:

Bom, a opção nofail da qual o aviso reclama ainda está no crypttab. Tente removê-la e rodar sudo update-initramfs -u

Realizei esse procedimento, mas sem sucesso. Se não me engano saiu o aviso, mas a tela cinza e o tempo pra carregar continuam. Vou fazer novamente, que pra ser sincero eu não lembro ao certo.

O aviso então é uma “distração”, e a causa real para a demora é outra.

Invoco o @swatquest que manja de analisar boots (apesar de que, o PopOS é a primeira distro que eu vejo um /etc/crypttab com esse tipo de conteúdo).

É nesse processo com os *** que demora, fica “indo e voltando” do 1 pra o 2, até ele decidir terminar de carregar.

Deixe o nofail

Qual a saída do comando?

systemctl status cryptsetup.target

E do comando

systemcil --fail

E do comando

cat /etc/fstab

E

lsblk -f

Os 2 primeiros comandos:

Os 2 ultimos.

PS: Nao sei nada disso aí, só rodei os comandos que vc citou.

systemctl --failed

Para fixar

sudo cryptdisks_start cryptswap

Isso deve resolver…
:+1:

Funcionou?

Te informo mais tarde, estou no trabalho e só visualizei o que vc mandou hj pela manhã. Assim que chegar em casa eu rodo os comandos.

Nao funcionou.

Acho que a formatação está errada no /etc/crypttab

Pelo menos é o que parece na imagem que você adicionou no tópico

No seu não tem espaço

exemplo

UUID=e9cedce55c2a /dev/urandom swap,cipher=aes-cbc-essiv:sha256

O /dev/urandom esta junto com uuid, por causa disso está dando erro de argumento

Edite como sudo

SOLVED!

Passos:
1 - Editei o crypttab, além de adicionar os espaços que vc indicou apaguei o nofail. Tentei apenas os espaços e nao resolveu, então decidi tirar o nofail;

2- Rodei o comando: sudo cryptdisks_start cryptswap, então ele retornou OK;

3 - Por fim rodei: sudo update-initramfs -u

Obrigado pela a ajuda e pela a atenção! :love_you_gesture:t2: :love_you_gesture:t2: