AVISO: Archinstall esta com bug

O archinstall esta novamente com bug.

OBS: Ambas as situações ocorreram em ambiente virtual, não sei se no físico acontecerá o erro, mas fica o aviso.

Grub: 2:2.12rc1-1
Archinstall: 2.6.0-1

1º Bug:
Instalar em modo BIOS aparece erro na hora da instalação do grub, não sei se é o grub em si ou o archinstall
archinstall-error

Em UEFI instala normalmente

2º Bug:
Não aparece outras opções além destas abaixo quando você vai escolher a linguagem do sistema no submenu de definições do sistema:
locale2
locale-language.png

OBS: Lembrando que se escolher a opção “created” vai dar erro não instalação por não existir esta opção.

Tentei downgrade do archinstall e o problema do locale continuou, da instalação não cheguei a testar

UPDATE:

Conversando com um colaborador do archinstall no github sobre o bugs, tenho novidades:

Bug 1 (grub): Ele diz que o problema já foi resolvido em um patch, porém o mesmo ainda não foi incorporado para a versão principal (coisas de versões do github).

Bug 2 (do locale), ele me indicou alguns passos para verificar qual o problema, visto que para ele não aparecia. Seguindo os passos encontrei o problema, não sei ao certo se eles irão inserir uma solução ou se é problema do cloud-init. (ele ainda não deu o feeedback sobre o meu ultimo report).

O problema é o seguinte:

Quando esta carregando o systemd no boot, alguns erros no cloud-init são exibidos. O que acontece é que o arquivo /etc/locale.gen esta sendo gerado por este cloud-init, e esta sendo inserido apenas a linguagem en_US no arquivo, fazendo com que na hora de escolher a linguagem no archinstall, seja listado apenas ela.

Porém se inserir manualmente o pt_BR.UTF-8 UTF-8 no arquivo /etc/locale.gen , ele é exibido para escolher no archinstall.

Por enquanto esta é a solução manual para este problema.

1 curtida

O bug do grub já presencio a um tempo em BIOS legacy, mas se insistir ele instala normalmente

Eu já fiz diversas instalações em máquina virtual, foi somente nesta iso deste mês que me ocorreu este problema.

Sobre insistir, eu não saberia como fazer usando o archinstall. Até pensei em fazer a instalação manual, porém achei uma dica para usar UEFI para resolver o problema.

Eu testei em máquina real mesmo, 3 ISOs de diversos meses (mês 3,7 e no mês passado usando num Dell optiplex 740) de primeira não ia mas se repetisse o instalador novamente ele instala o grub corretamente

O archinstall na .iso de agosto deu alguns problemas quando tentei instalar aqui no mês passado, tanto em máquina virtual quanto em máquina real. O que fiz foi pegar a .iso de julho, que não teve qualquer problema: Arch Linux - Releases

Essa versão de setembro também parece problemática.

1 curtida

Foi inserido novidades a respeito dos bugs.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.