Avançando pouco a pouco no Ubuntu Server

Olá, pessoal. Eu sempre gostei de “fuçar” mas nunca me propus a realmente executar um projeto com Linux. Por uma série de eventos, acabou “sobrando” um servidor HP Microserver Proliant. É um AMD Athon II Dual Core (1,5 GHz) com 4GB RAM, 4 baias para HD. O HD principal (com o SO) tem 250GB. Tenho mais 2 HD de 1 TB cada e tenho a 4ª baia que posso colocar mais um HD (tenho um de 350GB). Resolvi botar pra rodar um UBUNTU Server e fazer um servidor de arquivos (SAMBA), NextCloud, media server (talvez)… acho que tá bom, né? Realmente não estou muito preocupado com performance, mas sim em aprender. Claro que, se der certo, eu vou usar!!!

A questão é a seguinte: Como sou iniciante, vou fazendo tudo passo a passo, bem devagar e aprendendo enquanto faço. Acontece que as coisas não dão certo logo na primeira tentativa, então depois que eu faço (e dá errado) eu não sei exatamente como “desfazer” o que eu fiz (muitas vezes é melhor recomeçar do que tentar consertar a burrada… rsrsrs). E o que eu faço? Reinstalo o SO todinho do zero e implemento as coisas que foram dando certo. Só que eu acho que não é a forma mais “elegante” de conduzir a coisa…

Gostaria de saber qual a melhor maneira de resolver isso, ou seja, a cada etapa bem sucedida eu fazer um backup completo para, na próxima etapa mal sucedida, eu conseguir recuperar o sistema no ponto imediatamente anterior ou reinstalo mesmo tudo do zero??

Por exemplo:

Passo 1) Instalação do SO ok - faço um backup
Passo 2) configuração do servidor SSH ok - outro backup
Passo 3) configuração do SAMBA deu erro - restauro o sistema para o passo 2 e refaço a configuração do SAMBA até acertar

e assim por diante…

Agradeço qualquer ajuda!

1 curtida

@ggentile seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2: