Autorização do sudo sem precisar de senha

Uso Mint 19.2

Estou criando um lançador pra execução de um comando pra rodar o Iscan com meu Scanner. O comando é longo. E ele precisa do sudo. Eu queria que o lançador funcionasse sem precisar parar pra pedir a senha de root.

Alguem sabe se é possível fazer com que o comando tenha a autorização do sudo sem precisar digitar a senha?

Por aí só vi edição do sudoers mas é pra autorizar um usuario a usar todos os comandos. Eu quero só este comando nesta situação do lançador.

Geralmente tudo o que você precisa é adicionar o usuário ao grupo “scanner” para usar sem ser root, isso se esse utilitário for parte do SANE.

usermod -a -G scanner yourusername

Esse é o comportamento padrão do linux, como acontece com o grupo “audio”, “libvirtd”, “qemu”, etc… Se o lscan seguir o esse padrão, deve ter comportamento semelhante.

Faça esse comando
printf "\n$(whoami) ALL=(ALL) NOPASSWD:ALL" | sudo tee -a /etc/sudoers >> /dev/null
Nota, ele pode falhar e travar o sudo se seu nome de usuário for qualquer coisa que não letras e números. Se falhar, faça pkexec nano, remova a linha que ele acabou de colocar e faça Ctrl+X para salvar.

sudo EDITOR=nano visudo

No final adicione
seuusuário ALL=(ALL) NOPASSWD: /usr/local/bin/executavel

lógico coloque o caminho do executável

Contudo se for outro comando do linux
seuusuário ALL=(ALL) NOPASSWD: caminho do comando do linux

2 curtidas