Olá! Gostaria de saber se existe uma forma de automatizar a formatação de textos no LibreOffice e no Word que permita que eu mesmo proponha minhas anotações e meus padrões de formatação.
Este questionamento surgiu pois ambos os programas observam e corrigem partes da formatação. Poderia haver, portanto, uma forma de automatizar isto. Seria válido um exemplo. Costumo fazer resumos de livros e fazer marcações para que eu possa formatar.
Se escrevo: “Tudo ia bem até -v-este capítulo-v-”, o que está no meio dos “-v-” deve ficar vermelho. Daí eu faço a busca pelo documento e ponho tudo em vermelho, manualmente. Ou, se marco “-neg-”, preciso voltar em cada trecho para marcar em negrito.
Haveria uma forma de automatizar este processo? Se sim, o que envolveria ou o que eu precisaria aprender?
Desde já, agradeço pela resposta e pela paciência e peço desculpas por qualquer erro de meu desconhecimento.
Você pode escrever um macro para rodar no documento pronto (mais fácil) ou uma extensão (mais difícil, mas mais versátil).
Parece que você está basicamente descrevendo o Markdown (e outras linguagens de markup) para decorar texto, que inclusive usamos aqui no fórum:
*bom dia*
**boa noite**
bom dia
boa noite
Usando e estudando um formato que já existe é mais fácil reutilizar o que os outros já fizeram, como esse macro (não testei).
Se essas anotações forem bastante simples (apenas texto + imagens), você pode deixar o LibreOffice completo de lado e passar a usar um editor otimizado para notas em Markdown (como o Obsidian), e exportar para ODT usando o pandoc apenas se precisar.
2 curtidas
Muito obrigado pela resposta e pela paciência - especialmente para um leigo no assunto, como eu. Já tinha ouvido falar nestas soluções e agora já tenho um norte por onde me aprofundar. Valeu, mesmo!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.