Opa! O Diocast sobre o Arch Linux estava ótimo, gostei muito! Não pude deixar de notar que o @Lavrudinho disse que usava o tty pra logar e digitava startx
, não sei você, mas eu acho muito chato fazer isso sempre que ligar a máquina.
Automatizando o startx
Por isso venho trazer umas dicas aqui, a primeira é que você pode pôr isso no seu .bash_profile
ou .zprofile
(crie caso não exista):
if [[ "$TTY" = "/dev/tty1" ]];then
startx
fi
Esse if irá rodar apenas quando você logar, e irá checar se você está na tty1, que no caso seria a padrão, se sim, roda startx, se não, nada.
Login automático
A segunda é sobre auto-login, se você quiser iniciar o computador e já logar no seu usuário, você pode criar um arquivo no systemd:
sudo mkdir -p /etc/systemd/system/[email protected]
sudo nano /etc/systemd/system/[email protected]/autologin.conf
aí dentro você coloca o seguinte:
[Service]
ExecStart=
ExecStart=-/sbin/agetty -o '-p -f -- \\u' --noclear --autologin nomeDeUsuário - $TERM
Não esqueça de trocar o nomeDeUsuário
.
Login semi-automático
Caso não queira um login totalmente automático, também pode digitar apenas a senha para ser mais rápido, seria o equivalente a clicar no seu usuário no gdm, mas automático.
sudo mkdir -p /etc/systemd/system/[email protected]/
sudo nano /etc/systemd/system/[email protected]/skip-username.conf
Coloque o seguinte conteúdo:
[Service]
ExecStart=
ExecStart=-/sbin/agetty -o '-p -- *nomedeusuario*' --noclear --skip-login - $TERM
(Mais uma vez, não esqueça de mudar o nomedeusuario
, e sem remover as **
)
Obviamente, essas dicas de auto-login só funcionam com o systemd, o que não deve ser um grande problema pra maioria dos usuários. Aliás, acho que você precisa ativar o serviço do getty pra conseguir usar isso, mas não tenho certeza, de qualquer forma:
Para mais informações sobre o auto-login, pode consultar o artigo da Arch Wiki.
Até a próxima!