Autokey não funciona no Ubuntu 22.04 LTS

Autokey é um programa para criar seus atalhos de teclado. Por exemplo, você pode configurar com ele que @@ + TAB gere seu endereço e-mail e por aí vai. Vi um vídeo no canal mostrando como ele é usado e consegui instalá-lo em várias versões, mas em nenhuma que funcionasse.

Ele até funciona responsivamente, consigo abrir a aplicação e adicionar os atalhos. A única coisa que não funciona mesmo é a função dele. Nas minhas pesquisas, encontrei um gringo tendo o mesmo problema em 2022, parece que ele desistiu de achar a solução e foi para outro software. Ou pelo menos foi o que o google tradutor deu a entender. Se não for possível usar esse, qual outro seria recomendável?

Meu dispositivo é um notebook lenovo idead flex5, com icore 5, sem GPU… acho que o importante é só isso, não é? Estou usando um teclado mecânico, aliás. Mas testei aqui com o integrado ao notebook e também não funcionou.

Sempre há a possibilidade de, mesmo tendo assistido a uns 3 tutorias, eu ainda estar fazendo errado. Mas não se deem ao trabalho comentar isso, acredito na minha capacidade de assistir a um tutorial.

Hum, também não estou conseguindo rodar o Autokey-qt a partir do terminal. Não me lembro de alguma mensagem de erro quando fiz isso com as versões anteriores. Só problema…

Scared On Fire GIF by SpongeBob SquarePants

Por favor, ajudem esse usuário iniciante de Linux. Acho esse programa massa demais.

A página do Autokey no Github diz que o programa não funciona em sessões Wayland. Você terá de usar o Ubuntu em uma sessão X11.

2 curtidas

Opa, obrigado por responder. Usar o Ubuntu sem ser em Wayland seria fechar a sessão e entrar em .Xorg?

Achei essa solução por aí e também não funcionou. Esqueci de mencionar. Eu deveria ter dado reboot ou ter reinstalado?

Feito logout escolhido a sessão Xorg e feito login

1 curtida

Opa, tudo bem? Já fiz isso

Eu nao to conseguindo fazer ele rodar de jeioto nenhum.

Existe alguma alternativa a ele?

Na sessão X11, há a opção do xdotool:

Alguma coisa para Wayland?