Mudei o linux do meu notebook do Debian 11 para o ubuntu 22.04 e agora o auto falante não está funcionando. O sistema reconhece o headset normalmente quando o conecto e nele funciona, mas quando estou sem ele as configuracoes de som nomeiam minha saida de som como “saída fictícia” e não sai nenhum som nos auto falantes. Não sei se é alguma atualização de driver que não está puxando mas já tentei atualizar de tudo aqui e nada.
Até instalei hoje o pavucontrol e pude ver com ele algumas opções a mais de som que não tem nas configurações padrão do Ubuntu.
Mas ainda não consegui resolver o problema.
Até consigo ver que o sistema reconhece o som (a barrinha de sol se movimenta quando abro um video no youtube), mas não sai nenhum áudio nos auto falantes.
Acredito que deveria estar reconhecendo algum dispositivo de auto falante ao invés da ‘saída fictícia’.
Obrigado pela dica Auder, tentei todos os passos sem sucesso.
Mas obtive uns retornos diferentes as vezes.
Vou deixar aqui as telas de retorno mais importantes caso alguém consiga identificar o que pode estar acontecendo.
Olá NellCashew ! Sua descrição contemplou meu problema.
Estou enfrentando o mesmo com o ubuntu 22.04 LTS que veio com um desktop Dell. Já tentei várias dicas e nada resolveu!
A diferença é que, em algumas situações, como após bloqueio de tela, ou ao longo de uma sessão de trablaho, a saída em linha inesperadamente funciona. Fico na dependência da boa vontade do sistema…
Em síntese, enfrento a mesa situação: nos headfones, funciona tranquilo… mas na saída em linha, só quando o sistema “ativa” o áudio, sempre de um modo inesperado, que ainda não identifiquei.
Afinal, conseguiu resolver? Considero formatar e instalar uma distro mais recente…