Auto Tilling e jogos no Linux Mint

Quero uma ajuda

Estou com uma instalação limpa do linux Mint, e pretendo deixar ela o mais padrão possivel, quero terminar com meu distro hopper, hahaha.
Já quebrei diversos sistemas por mexer demais, e to cansado de formatar já, mas to vendo que não vai durar muito essa minha vontade de deixar tudo padrão.

Quero uma ajuda de vocês galera, uma coisa que me deixa encomodado no mint é não ter um auto tilling, até testei um tal de “cortile”, porém não é bom, pra 3 janelas ou mais fica muito estranho, janelas uma por cima da outra, não gostei muito.

Existe alguma outra maneira de colocar um auto tilling no linux mint? Que não seja mudar de interface e não seja muita gambiarra.

E na mesma linha, tem algo que posso fazer pra melhorar meu desempenho em jogos?

Se for o Mint com XFCE você pode trocar o xfwm pelo i3wm sem tirar o XFCE, somente muda o gerenciamento de janela. No Cinnamon acredito que não tenha forma estável ou fácil. Quanto aos jogos, depende muito do teu hardware. Você poderia instalar um Kernel mais atual mas não tem muito milagre. Pode também setar o governor performance quando for jogar (acho que o feral gamemode faz isso automaticamente). NVidia tem uma performance meio aquém no Linux, apesar da tímida melhora ao longo dos anos.

Uma referência rápida: A guide on how to setup XFCE with i3wm · GitHub

Aqui a orientação é pro fedora acredito eu, mas com adaptação dá pra usar no Mint, eu mesmo já fiz e ficou muito bom. É só deletar todos os atalhos de teclado do XFCE, ir na inicilização de programas tirar o xfwm4 e colocar o i3wm no lugar. Não precisa de polybar, i3lock etc etc, só o i3wm mesmo, purão, todo o resto vai ser gerenciado pelo próprio XFCE. Aí só vai ter o trabalho de fazer a configuração do i3, mas tem vários .conf prontos, só pegar um e ir alterando os atalhos pro teu gosto. Não me lembro com certeza mas acho que o pacote é i3wm no Mint. Instala o i3wm e o autotiling. Eu fiz esse esquema usando o LMDE, então talvez tenha alguma diferença no nome dos pacotes no Mint tradicional.

Olá @Vena,

No Mint, usando o Cinnamon, não chega nem a ser um autotilling, mas foi o mais próximo que consegui chegar, usando uma extensão chamada Gtile, criei um atalho e tentava organizar as janelas da melhor forma possível, porque tirando essa extensão e tilling padrão do Cinnamon, não encontrei nada que funcionasse, ou a janela ficava estranha, ou ficava uma em cima da outra.

Abraço,