Aumento de performance no Deepin 15.11

A performance de qualquer sistema operacional está diretamente relacionada com o hardware, e o que o usuário faz com o seu ambiente. O Deepin não é o mais leve SO, mas também não é o mais pesado. Tenho aqui o Deepin rodando liso numa máquina fraca com processador de 1.10 GHz e RAM de 4GB.

2 curtidas

Desinstalando alguns aplicativos que você não usa com frequencia, desabilitando as tranparêcias, e aumentar a memória pelos menos para 4BG já ajudaria bastante.

2 curtidas

Veja o que está iniciando no sistema
E desative o que não usa

systemctl list-unit-files --state enabled

Mascarar o que não está instalado

systemctl -a -t not-found

Veja o que está iniciando no autostart e tire ou pare o que não usa

Depois coloco mais informação
Como diminuir o uso da swap

3 curtidas

O hardware que tenho embarcado: Core I3 com 3 GB RAM, HD 150.
O Deepin não tem nada de mais, fora o padrão e necessário para minhas tarefas.

1 curtida

Muito obrigado. Fico no aguardo.

1 curtida

Veja o que está iniciando no sistema
E desative o que não usa

systemctl list-unit-files --state enabled

Veja o que está iniciando no sistema
E desative o que não usa

systemctl list-unit-files --state enabled

Mascarar o que não está instalado

systemctl -a -t not-found

veja em ~/.config/autostart
se tem algum programa iniciando no sistema…vc pode deletar caso não use

desative efeito de janela na configuração

swap
crie um arquivo /etc/sysctl.d/99-sysctl.conf

e adicione a seguinte informação

#
# Reduz o uso de SWAP
vm.swappiness=1
# Melhora a gestão de cache
vm.vfs_cache_pressure=50

pode ser uma boa atualizar o kernel para um mais recente

Pode ser interessante usar o dracut

veja com df se o partição está quase cheia, isso pode afetar a performance

df -h

com os seguintes comandos

  • apt/apt-get clean → cleans the packages and install script in /var/cache/apt/archives/
  • apt/apt-get autoclean → cleans obsolete deb-packages, less than clean
  • apt/apt-get autoremove → removes orphaned packages which are not longer needed from the
2 curtidas

Sou usuário de deepin a dica que tenho pra de tar e o seguinte.
1_ assim que instalar o sistema desinstala tudo que não for necessário para vc
2_ atualiza o sistema usando apt update e apt upgrade
3_ se hard for bem fraco desative alguns efeitos de animações
4_ sempre olhe oq estar sendo inciado no seu sistema assim que inicia e desative que oq não for necessário

3 curtidas

Deepin não é para PCs fracos embora tenha achado ele leve, não sei o que esta fazendo com o PC para ele ficar mais lento a ada dia, mas com 3GB deveria usar outro. precisar da memoria virtual vai fazer ficar lento mesmo.

2 curtidas

Recomendo usa uma interface mais leve é bem mais fácil, usa algo como o xfce que vai ser melhor.
Eu mesmo tenho um notebook:
i5-3337U @ 2.700GHz
8GB RAM
240GB SSD
E um PC:
Ryzen 7 1700
GTX 1060 3GB
8GB RAM
480GB SSD
Em ambos uso xfce, a diferença é que um é ubuntu e outro debian e acho o xfce bem bonito e leve. Falei as minhas configurações pra vê que são PC’s bons e uso o xfce mesmo assim pois muita gente opta por usa ele só quando tem um PC mais ruim. Resumindo acho que a melhor coisa que poderia faze é usa uma interface mais leve, não adianta muito você cria uma swap de 4GB, na verdade você ocupa uma swap não é muito bom pois é uma memória lenta o que vai deixa só o seu sistema mais lento quando ele for utiliza essa memória swap o que recomendo é aumenta um pouco a sua RAM ou quem sabe troca de sistema e coloca algo com xfce ou lxde. Print do xfce que uso no meu notebook:

4 curtidas

Essa citação do nosso amigo @Diney parece até trivial, mas é exatamente isso. Vamos observar os pontos que você destacou:

Essa lentidão ocorre quando você abre algum aplicativo? Como o navegador, por exemplo. Pegunto isso porque assim como o Diney também tenho uma máquina secundária inferior a sua, rodando o Deepin, e está com performance aceitável; até abrir o Chrome.

Um outro ponto a observar é certificar se não é um gargalo no seu hardware e se for identificar o que está provocando.

Dica1: abra o gerenciador de tarefas (deepin system monitor) e repare se o processador ou a memória estão sendo muito utilizadas, veja se um está com gargalo, para que possa identificar o que está causando.

Dica2: a minha máquina principal é boa, mas estava apresentando lentidão e não tinha gargalo, foi quando comecei a suspeitar do HD, ao verificar, notei que estava com 1691 erros, foi quando descobri o que estava atrapalhando o sistema:

image

Não acredito que seja necessária a troca de interface, basta buscarmos antes o que está comprometendo.

5 curtidas

Desculpe a demora na resposta. Estava doente.
Agradeço muito suas instruções, mas como disse na inicial, não sou usuário avançado e esses comandos não sei como executar.
Obrigado

1 curtida

Desculpe a demora na resposta. Estava doente.

Obrigado

1 curtida

Já desinstalei vários mas nada melhorou.
Obrigado

1 curtida

Há, a transparência já estava desabilitada.

1 curtida

Desculpe a demora na resposta. Estava doente.
Já fiz isso e nada melhorou.
Obrigado

1 curtida

Desculpe a demora na resposta. Estava doente.
Já tentei usar o Mint mas não deu certo.
Qual você recomenda?
Obrigado

1 curtida

Desculpe a demora na resposta. Estava doente.
Já usei o Mint e não deu certo.
Qual você recomenda?
Não sou usuário experiente e muitos comandos não domino.
Obrigado

1 curtida

Desculpe a demora na resposta. Estava doente.
Ela inicializa rapidamente, mas quando tento abrir o Chrome ou Fox fica realmente lerdo e permanece assim.
Outra situação que deixa ele devagar: Quando tudo um filme, via navegador, ou mesmo via DVD.
Como faço para verificar o HD, via Linux?
Ou apenas via W7? Se for via W7 já fiz e nada de anormal foi reportado.
Obrigado

1 curtida

Não sei se é complicado, mas tenta fazer este procedimento abaixo.
Abra o firefox
Minimize o firefox

Abra o terminal do Deepin e execute o comando ( caso não encontre abra o menu do deepin e procure por terminal)

free -h

copie e cole arqui a saída do comando

4 curtidas

Nesse caso, desativar a opção: Usar aceleração de hardware quando disponível pode te ajudar (Como desabilitar)

Nesse ponto precisamos verificar o que está causando o gargalo, assim como a minha dica acima:

O gerenciador de tarefas do Deepin (em modo compacto) mosta a leitura e escrita de HD, conforme tela abaixo:


Repare se está mostrando um gráfico muito elevado.

Tem uma ferramenta chamada Stacer que tbm pode te ajudar a monitorar a escrita em disco:

Além de outras informações:

Quanto a verificação de erros no HD, eu uso o Gnome-Disks:

sudo apt install gnome-disk-utility

Com ele você consegue ver se tem erros na unidade e testar também:

https://plus.diolinux.com.br/uploads/default/original/2X/a/ae6c90611cffae1c365d5d497242e18f03a52ab1.png

4 curtidas