Aumentar a partição do disco

Sou um usuário novo de Pop_OS e de Linux também, inclusive. Estou migrando do Win10 e optei por fazer essa migração “aos poucos”.
Instalei o Pop_OS em um disco secundário (512 GB Disk) e aloquei apenas a metade dele. Porém, agora eu decidi que vou de fato usar ele como meu sistema principal e quero aumentar a partição atual para pegar todo o “Espaço Livre” deste disco.

Como fazer isso?

Pelas minhas pesquisas eu vou ter que praticamente formatar ele de novo, é isso mesmo?

Lembro que pelo Gerenciador de Disco do win10 eu conseguia aumentar a partição sem nenhuma dificuldade…

Pelo gnome discos não vejo impedimento para aumentar o tamanho da partição. O que indico que vc faça é gravar uma distro num pendrive, inicializar em modo live e usando o gparted unir esse espaço livre a sua partição btrfs.

1 curtida

Esse caso está bem fácil pelo espaço livre estar adjacente ao final da partição que se quer expandir. Daria até para fazer ‘online’ com alguns cuidados, mas a opção mais fácil é iniciar um sistema pelo pendrive (sistema LIVE) e rodar o particionador lá. A alteração será permitida pois a partição não estará em uso.