Boa tarde,
Estou com um problema no manjaro. O áudio parece que fica conectando e desconectando rapidamente e assim dá um efeito de áudio picotado. Achei que poderia ser um problema de mal contato, porém testei a distro pelo pendrive e tudo funciona perfeitamente.
Quando desconecto meu fone e microfone, continua bugando. Essa mensagem fica aparecendo e sumindo toda hora sem parar:
Imagino que o problema seja a utilização de dois servidores simultâneos para o som. Utilize somente um servidor para o som (ou PulseAudio, ou PipeWire).
Se for usar somente o PipeWire verifique se o pacote pipewire-pulse está instalado.
O pipewire é parte do Wayland. Mesmo rodando em Xorg e no Pulseaudio, se a distro tem suporte a Wayland ele aparece; o caso é verificar qual metapacote está instalado, se o manjaro-pulse ou o manjaro-pipewire.
Outra coisa é verificar se o problema deriva do kernel, se é HD ou SSD, quanto se tem de swap. Vc já olhou em live, o que descarta hardware… e não, dualboot não afeta em nada
Bom, tenho exatamente o mesmo problema que o colega, usando Pop_OS 22.04 com pipewire e X11. Nos meus fones de ouvido ouço constantemente quando dou pause nos áudios que o fone fica dando uns cliques do tipo “vai e volta”/ “conecta e desconecta”.
Além disso, em alguns momentos em sons mais altos, como um tiro de uma arma mais barulhenta no jogo CSGO, o som “vaza” um pouco pelos alto falantes do próprio notebook. É como se o som saísse normal pelo fone, mas 10% “estoura” no alto falante normal da base do notebook. Eu achei bizarro, mas tem ocorrido comigo. Descobri um dia que tive que tirar o fone do ouvido para ouvir alguém conversando comigo e ao atirar percebi um pouco “vazando” pelo alto falante de forma estranha.
Eu tava usando o PulseAudio, mas troquei para o PipeWire trocando o running do PulseAudio para “no” e o problema é o mesmo. E sim, o pacote pipewire-pulse está instalado
Em ambos os metapacotes o problema é o mesmo. Excluindo as possibilidades, talvez o problema esteja nos outros que vc citou.
Meu sistema está instalado no SSD e o \home no HD. E estou utilizando 8gb de swap no SSD.
O problema é que não sei fazer um diagnóstico desses fatores para ver qual é o erro.
Vocês podiam testar com o kernel mais recente para ver se já foi corrigido e também testar com o kernel mais antigo para ver se o bug foi adicionado nos novos patch do kernel.
@Yesman o kernel na instalação pode ser diferente do que esta no pendrive, porque o instalador pode ter baixando atualização durante o processo de instalar.
Eu tentei utilizar o kernel 5.4 e o 5.10, mas o problema persiste. Em relação a uma nova versão, tentei utilizar o 5.19 e o 6.0.8 mas minha placa de vídeo simplesmente desliga quando tento iniciar o sistema após escolher a versão no grub
Foi mal, eu sou leigo nisso. Tava instalando as versões que aparecem disponíveis nas configurações e testando. De qlqr forma, testei a 4.19 mas o problema continua.
@carlosalves91 eu não resolvi meu problema, mas encontrei um jeito de evitar.
Instala o PipeWire e o WirePlumber e dps troca o perfil de áudio pra “Saída Surround Analógico 4.0 + Entrada Estéreo analógico”
Antes de instalar o WirePlumber, eu não tinha essa opção
Aproveitando o tópico sobre problemas de som, seria bom informar que quem tem uma placa de vídeo AMD da série RX 6000+, e obviamente a usa como placa de som pelo HDMI, pode estar experimentando problemas de som intermitente no Steam, (seja no Windows ou no linux), no caso do Windows, o problema pode ser solucionado iniciando o Steam como Administrador, já no linux, o problema desaparece ao usar o Steam como FlatPak, passei semanas fazendo testes e não cheguei a conclusão de quem é o culpado, mais a solução está aí.
Interessante, mas no meu caso não é um ruido estranho. É apenas uma ligeira desconexão e conexão do dispositivo de saída, dando a impressão de um áudio picotado.